Ícone do site IDNews

Sem manutenção, sistema de identificação de digitais preocupa PF

Sem manutenção, sistema de identificação de digitais preocupa PF
Órgão está impossibilitado de implementar uma série de ações

25SET2017|  7:29 - Identificação - Foto: © Polícia Civil/Divulgação

Osistema de identificação de impressões digitais da Polícia Federal está sem manutenção desde 4 de setembro, quando terminou o contrato entre o órgão e a empresa responsável pelo trabalho, a Iafis. Deste modo, a PF fica impossibilitada de implementar uma série de ações, como verificação dos dados dos donos de novos passaportes, pesquisa de procurados pela Interpol e até trabalhos como o que possibilitou confirmar a ligação entre o ex-ministro Geddel Vieira Lima e os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador.

“O que a gente vê de impacto mais rápido são as consultas [de impressões]. As pesquisas e novas inserções. Você dificulta muito isso aí. E para o pessoal do passaporte também complica bastante, porque o pessoal do passaporte também precisa do sistema para fazer algumas pesquisas mais específicas, o pessoal fica mais impossibilitado”, disse ao G1 o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Flavio Werneck.

A PF argumentou ao portal que está na fase final do processo que culminará na assinatura de novo contrato para a manutenção do sistema. Não há, entretanto, uma data específica para que isso aconteça.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile