Educação & Cultura

Semana da consciência negra traz novas músicas

Coral “Eu Canto Minha África” canta os anseios da negritude em “Segregação”


O coral infantojuvenil “Eu canto minha África”, formado por 17 crianças e adolescentes afrodescendentes da cidade de São Carlos, interior de São Paulo, lança hoje na internet a música Segregação (https://youtu.be/_Ucoxx_fgSY). Essa é a primeira de cinco canções compostas pelo coral para celebrar a Semana da Consciência Negra. A cada dia dessa semana o coral disponibilizará um novo vídeo na internet com as músicas.

Segregação, música escolhida para a abertura do projeto em 2021, foi composta pela cantora Nara Dom, que também é regente do coral. Segundo Nara, a composição fala sobre a invisibilidade dos negros e seus anseios, buscando identificação racial numa sociedade excludente. “Entender nossa origem, a África que habita em nós, quem são nossos ancestrais e quanto disso faz parte do nosso dia-a-dia em busca do caminho da paz e da união. Essa é a pegada dessa música que ficou muito linda nas vozes das crianças do coral”, explica a compositora sobre a música inédita.

A produção musical foi executada por Felipe Côrtes que também fez a captação de vozes do coral em estúdio.

Todos os cinco vídeos poderão ser acessados na página do coral pelo canal do youtube: coral eu canto minha africa. Os links estarão disponíveis também no site www.dcastroproducoes.com da idealizadora, produtora e coordenadora, Dnize Castro, responsável pela implantação do coral. O conteúdo estará disponível para a imprensa e para o público de forma gratuita para download e compartilhamento.

O projeto recebe recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Edital Proac LAB – Lei Aldir Blanc e também apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.

CRONOGRAMA DE LANÇAMENTOS

Dia 16 – Segregação

Dia 17 – Maculelê

Dia 18 – Nkosi Sikelel’ iafrica

Dia 19 – O Grito – Homenagem à Marielle Franco

Dia 20 (Dia Nacional da Consciência Negra) – Dama do Samba – Homenagem à Odette dos Santos

Ficha técnica:

Nara Dom como regente e compositora, Felipe Côrtes na coordenação musical, Allan Gavassa como coreógrafo, Dagoberto João Cavaleiro na cenografia, Luciane Sant’Ana nos figurinos e adereços, André Luís Ferreira na fotografia, Adriana Nagazako na assessoria de imprensa, Cauê Mendes como designer gráfico, Gil Arruda como hair design, Gercilene Azevedo da Cunha na assistência de produção, Luana Di Pires na captação de imagens e edição, Thierry Gabriel Varela na assistência de captação de imagem e Daniela Cristina N. dos Santos como educadora social.

O coral conta também com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de artes e cultura

| IDNews® | Brasil | Cidade Fotográfica

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *