Araraquara

Semana de Direitos Humanos tem início na Câmara

Semana de Direitos Humanos tem início na Câmara
Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, “essa discussão está presente nos…

05DEZ2017|  7:58   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Abrindo a I Semana Municipal de Direitos Humanos – “Araraquara: reconhecendo a diversidade e respeitando as diferenças”, a Câmara recebeu, na noite desta segunda-feira (04), a conferência “Direitos humanos: o que são e como surgiram?”, com o professor Leonardo Lima Ferreira.

“Essa é uma oportunidade de se formar uma nova perspectiva e uma postura de respeito aos Direitos Humanos”, entende a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, que lembrou as várias atividades que ocorrerão ao longo da Semana.

Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, “essa discussão está presente nos discursos, mas não conseguimos aprofundá-la. É muito importante a presença de todos aqui. É uma questão que precisamos avançar na nossa cidade e no nosso país. Os direitos previstos na Constituição devem ser efetivados no dia a dia e na vida das pessoas. Direito humano é essencial à vida de uma pessoa, é um direito de todos”.

Autora do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos, a ser celebrado em 10 de dezembro, a vereadora Thainara Faria (PT) classificou como “muito corajosa essa atitude da Maria Fernanda em fazer essa Semana. Falar em direitos humanos é fundamental. Precisamos trazer esse assunto mais perto para termos ações mais efetivas”.

Segundo o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (PP), “essa Semana é muito significativa. São direitos para garantir uma vida digna à população. Quero parabenizar pela organização desse evento”.

“Essa iniciativa é muito importante”, afirmou o palestrante. “Direitos humanos é uma ferramenta essencial para tratarmos do respeito às diversidades e às diferenças. O direito do ser humano é uma vida digna. Esses direitos surgem para defender o indivíduo”, completou.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Alan Silva, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Amanda Vizoná, a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano.

A Semana será encerrada no dia 10 de dezembro, às 9 horas, na 1ª Caminhada pelos Direitos Humanos, que sairá da Praça Santa Cruz, seguindo até a Prefeitura Municipal pela Rua São Bento (3).

Confira a programação gratuita e completa da I Semana Municipal de Direitos Humanos:

 

05/12

19h30: “Direitos humanos: interagindo com a rua” (roda de samba)

Local: Casa Transitória

06/12

Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo

Local: Plenário da Câmara Municipal

9h: “Defensoria Pública Paulista: criação, conceito, política de atendimento e atuação institucional”, com Matheus Bortoletto Raddi (defensor público do Estado de São Paulo – 8ª Defensoria Pública de Araraquara)

10h: “O direito fundamental da criança e do adolescente à convivência familiar”, com Marcel Benetti Boer (defensor público do Estado de São Paulo)

19h: “Atuação, desafios e percepções no atendimento às mulheres em situação de violência”, com o psicólogo Bruno de Paula Rosa, a graduanda em Psicologia da Uniara, Camila Fernanda Teixeira, e a graduanda em Psicologia da UFSCar, Suélen Mariana Gorni.

07/12

Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo

Local: Plenário da Câmara Municipal

9h: “Infância e juventude: efetividade do trabalho interinstitucional”, com Mariana Carvalho Nogueira (defensora pública do Estado de São Paulo)

19h: “Defensoria Pública e estratégias de atuação para combate às violências e discriminações”, com Marcos Henrique Caetano do Nascimento (defensor público do Estado de São Paulo)

08/12

9h: “Direitos Humanos: Corporeidade e Terceira Idade”

Local: Parque Infantil

21h30: “Direitos humanos: diálogos na praça”

Cine debate – Filme “A onda”, com a professora e mestranda em educação Juliana Leitão, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano

Local: Praça Pedro de Toledo

09/12

9h às 17h: “Direitos humanos: diálogos na praça”

Local: Praça Santa Cruz

11 a 31/12

Exposição “Experienciando a cidade” (fotografias produzidas por deficientes visuais)

Local: Saguão da Prefeitura

Fotos: https://flic.kr/s/aHsksx3UaL

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *