Educação & Cultura

Semana de Jornalismo reúne profissionais egressos da Unesp Bauru

Semana de Jornalismo reúne profissionais egressos da Unesp Bauru

| IDNews|ACI|Unesp

Curso já formou cerca de 2.400 jornalistas, que hoje atuam com destaque em todas as mídias

IDN/Educação

Em 2019, o curso de Jornalismo da Unesp de Bauru completa 35 anos de existência. Autorizado em 1984, já formou cerca de 2.400 profissionais da comunicação que levam o nome da Universidade e do curso para diferentes campos de atuação e localidades.

Para celebrar a data, a coordenação do curso e os professores e diretores da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp reunirão de 19 a 22 de agosto, no câmpus de Bauru, jornalistas que atuam nas mais diversas mídias para compartilhar histórias e memórias da profissão e também debater os desafios da comunicação nos dias atuais.

Chamada de “Jornalismo Unesp 35 anos: memória e desafios”, a semana contará com palestras, mesas de debate, oficinas, exposições de projetos e atividades culturais. A conferência de abertura “O Jornalismo em defesa da democracia” será feita pela jornalista Juliana Sayuri, formada em Jornalismo pela Unesp e mestre e doutora em História Social pela USP, com temporadas de estudos na França e na Columbia University, nos Estados Unidos.

Os participantes das mesas, em sua maioria, são egressos da Unesp, como os repórteres Fábio Turci e Edgar Alencar, do Grupo Globo; Emilio Sant’Anna, da Folha de S.Paulo, e Paulo Beraldo, de O Estado de S. Paulo; a âncora da Rádio BandNews FM Carla Bigatto; a jornalista multimídia Nádia Pontes e o fundador do portal Alma Preta Pedro Borges, entre outros.

“Nosso objetivo com a semana é, primeiramente, promover o encontro entre as gerações, entre pessoas que vivenciaram o Jornalismo de formas diferentes, abordando os desafios que se impõem diante de mudanças culturais, políticas, sociais e tecnológicas”, afirma a professora Angela Maria Grossi, coordenadora do curso de Jornalismo da Unesp. “Gostaríamos que este fosse um momento que marcasse positivamente nossos alunos”, diz.

A Semana de Jornalismo 2019 é promovida por uma Comissão Organizadora da Unesp, com o apoio do Departamento de Comunicação Social (DCSO) e do Departamento de Ciências Humanas (DCHU), ambos da Faac, bem como da direção da unidade universitária. O programa Educando para a Diversidade, fruto do convênio Unesp-Santander, também apoia a iniciativa.

As inscrições para o evento são realizadas de forma gratuita pelo site oficial do evento. A organização da Semana de Jornalismo pede a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) para entidades assistenciais.

Todas as atividades serão realizadas no câmpus Bauru e os jornalistas participantes das mesas estarão reunidos na sala 1, localizada próxima à biblioteca do câmpus da Unesp, na Avenida Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru-SP.

A programação completa pode ser conferida no site oficial: https://sites.google.com/unesp.br/jornalismo35-faac/in%C3%ADcio. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *