Politica

Semana terá reunião de Bolsonaro com ministros e votação do orçamento

| IDNews | Metropoles.com/Ian Ferraz  | 

Parlamentares devem votar Orçamento 2019 entre terça (18/12) e quarta-feira (19), mesmo dia do encontro da futura cúpula do Executivo

A  semana de atividades no Congresso Nacional antes do Natal deve agitar deputados e senadores. A previsão é que a votação do Orçamento  2019 ocorra entre terça-feira (18/12) e quarta (19), antes das festas de fim de ano. Em paralelo às atividades parlamentares, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), viajará do Rio de Janeiro a Brasília para reunião com ministros escolhidos para seu governo também na quarta. Anteriormente, a assessoria dele informou que Bolsonaro não teria compromissos na capital na semana que está por vir.

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), formada por deputados e senadores, aprovou na quinta (13) o orçamento da União para o exercício de 2019. Os parlamentares chancelaram o relatório substitutivo – elaborado pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS) – ao Projeto de Lei nº 27, de 2018, e estabeleceram o montante de R$ 3.381,9 trilhões para a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Esse é o valor total que o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), terá disponível em seu primeiro ano à frente do Executivo federal. Além da conclusão dos trabalhos na CMO, a votação depende do andamento de projetos pautados anteriormente.

Encontro com todos os ministros
A quarta-feira também será importante para a cúpula da próxima gestão do Executivo Federal. Às 10h, Bolsonaro comandará em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o primeiro encontro com todos os 22 nomes escolhidos por ele para chefiar os ministérios.

Na última reunião dos futuros chefes das pastas (foto em destaque), faltaram, por exemplo, o da Economia, Paulo Guedes, e de áreas ainda não indicadas à época, como Direitos Humanos e Meio Ambiente, as últimas anunciadas pelo presidente eleito. Bolsonaro vai embarcar do Rio de Janeiro para a capital às 7h e retornará ao Rio, onde passará o Natal, às 19h.

Nos últimos dias, o próximo presidente da República recebeu mais de 300 deputados federais em reuniões com bancadas partidárias. O militar da reserva atendeu parlamentares do PSL, PP, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PSD e Podemos. Outras siglas devem marcar presença nesta semana no CCBB para conversar com o futuro ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que deve, ainda, anunciar secretários e nomes de segundo escalão da gestão Bolsonaro.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *