Araraquara

Seminário promovido pelo PPG-DTMA da Uniara aborda impactos em ambientes de água doce e gestão ambiental 

Seminário promovido pelo PPG-DTMA da Uniara aborda impactos em ambientes de água doce e gestão ambiental
Atividade foi realizada nesta sexta-feira, dia 24, na unidade I da universidade

8: | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018AGO25 |

No seminário de integração promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, o professor Carmino Hayashi abordou impactos em ambientes de água doce, principalmente provocados pelo homem, além de tecer algumas considerações sobre gestão ambiental e metodologias não específicas, “visto que características de ambientes de águas continentais são muito extensas”. A atividade foi realizada nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, na unidade I da instituição.

“A intenção foi dar uma noção de alguns encaminhamentos que carecem de mais estudos e aprofundamentos, na área de água doce. Esses impactos são provocados principalmente por ações de tanques-rede, além da jogada de detritos, especialmente de origem orgânica, que conduzem a uma eutrofização excessiva, provocando uma depressão de oxigênio, e proliferação de macrófitas aquáticas. Assim, é preciso uma gestão para minimizar essas ações antrópicas”, explicou o docente.

Ele reforça que as metodologias são bastante amplas e dependem de cada situação, “visto que são muito vastas as ações empreendidas pelo homem”. Para tentar combater o problema, o docente aponta que as soluções podem ser preventivas e corretivas. “Trabalhamos, na área de ecologia, em iniciativas preventivas para evitar o impacto, já que é muito mais fácil do que corrigir. Uma delas envolve a questão da educação ambiental que, no Brasil, anda muito carente”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Sobre o convidado

Hayashi é graduado em Ciências Biológicas pela USP de Ribeirão Preto/SP, mestre em Zootecnia (Produção Animal) pela Unesp e doutor em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Foi professor titular na Universidade Estadual de Maringá, onde exerceu cargos de Diretoria, Chefia e Colegiados, além de docente no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Também foi pesquisador científico do CNPq e Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS – CAPES/MEC na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. Suas principais linhas de pesquisas, de ensino e extensão, são relacionadas às áreas de Ecologia, Limnologia, Zoologia/Ecologia Aplicada, Ictiologia e Aquicultura, complementadas pelas áreas de Administração Pública (Gestão e Sustentabilidade Ambiental) e Educação (Novas Tecnologias Educacionais).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *