Araraquara

Senac Araraquara oferece dois novos cursos na área de saúde e bem-estar

Senac Araraquara oferece dois novos cursos na área de saúde e bem-estar

| IDNews|Brasil |Senac | Carolina Malandrino

Técnico em Massoterapia e Técnico em Farmácia são novidades da unidade para 2020; ambas qualificações preparam profissionais para mercados que estão em crescimento

IDN/Interior/Araraquara

Segundo o relatório Gastos Públicos em Saúde: Um Olhar Mais Atento às Tendências Globais, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, os investimentos do Brasil neste segmento equivalem a 8% do Produto Interno Bruto (PIB), e correspondem aproximadamente a R$ 5,5 bilhões por ano. Desse total, 4,4% são referentes ao setor privado e 3,8% ao setor público, cenário que coloca o país abaixo de nações com sistemas estatais parecidos, como Reino Unido e Suécia.
Essas informações comprovam que a população brasileira busca cada vez mais auxílio, contratando planos particulares e procurando tratamentos alternativos eficazes. Entre os procedimentos que mais ganham adeptos no país nos últimos anos, estão as Práticas Integrativas Complementares, conhecidas como PIC’s, que utilizam recursos terapêuticos para prevenir diversas doenças.
Reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente esses métodos têm alta demanda de pacientes e necessitam constantemente de novos profissionais. Atento a esse cenário, o Senac Araraquara disponibiliza para esse ano o curso Técnico em Massoterapia, que está com inscrições abertas.
De acordo com Vanessa Pirri, docente da área de saúde e bem-estar da unidade, a novidade apresenta aos alunos as vantagens da massagem terapêutica no tratamento de diversas doenças. “Uma grande parcela da população desconhece os benefícios das práticas integrativas. O corpo possui uma capacidade própria de se curar e a massoterapia estimula os mecanismos naturais do organismo, acelerando o processo de recuperação e promovendo efeitos psicológicos consideráveis”, explica Vanessa.
Ainda segundo a docente, o procedimento gera a redução do nível do cortisol, o hormônio do estresse, que, quando se encontra em níveis elevados, causa insônia, irritabilidade e ansiedade. “A liberação da histamina melhora a circulação e o fluxo linfático, que estimula o sistema imunológico e renova as células de defesa do corpo, aumentando a imunidade do paciente”.
Por conta de todos esses benefícios, a docente esclarece que as oportunidades para os massoterapeutas estão crescendo cada vez mais. “O profissional escolhe onde trabalhar. Existem hospitais que necessitam de uma pessoa especializada na área, por exemplo. Os técnicos também podem atuar em institutos de beleza e estética ou em hotéis e spas”, diz Vanessa.
No entanto, para ter sucesso no ramo, é necessário que os futuros especialistas busquem cursos que proporcionem conhecimento avançado. “Quanto mais qualificado é o profissional, mais ele será valorizado pelo mercado. Por isso, é fundamental que o técnico em massoterapia se mantenha atualizado e se especialize nas técnicas que pretende oferecer aos clientes”, explica a docente.

Técnico em Farmácia
Além do curso Técnico em Massoterapia, o Senac Araraquara tem outra novidade na área de saúde e bem-estar em 2020: o Técnico em Farmácia. Com o envelhecimento da população brasileira, demandas relacionadas à compra, manipulação e informação sobre medicamentos aumentarão, abrindo diversas oportunidades no setor farmacêutico.
Segundo Guilherme Nascimento, coordenador da área, com a ampliação desse mercado, o técnico em farmácia terá um campo de atuação amplo, com possíveis vagas em indústrias e distribuidoras de remédios e cosméticos, hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), drogarias comerciais e farmácias de manipulação ou homeopáticas.
“Para acompanhar o segmento, o curso do Senac terá aulas dinâmicas e interativas, com atividades práticas realizadas em laboratórios e equipamentos que simulam a atividade profissional do mundo do trabalho. Tudo isso aliado ao reconhecido conteúdo teórico da instituição”, destaca Guilherme.
Para mais informações sobre as qualificações Técnico em Massoterapia e Técnico em Farmácia, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara. Faça sua matrícula pelo endereço on-line ou dirija-se até a unidade.

Serviço:
Técnico em Farmácia
Data: de 16 de março de 2020 a 16 de dezembro de 2021
Horário: segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Técnico em Massoterapia
Data: de 2 de março de 2020 a 20 de outubro de 2021
Horário: segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Senac Araraquara
Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *