BrasilSLIDER

Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhadores com deficiência em 2017

Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhadores com deficiência em 2017
Instituição tem a cultura inclusiva em sua essência e já foi premiada três vezes, uma delas na ONU durante Reconhecimento Global de Boas Práticas

15DEZ2017|  7:30 - Gabrielle Chagas   - Foto:  © Assessoria de Imprensa

O Senac São Paulo acaba de conquistar o 3º lugar na edição de 2017 do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.

A cerimônia de premiação aconteceu nessa quinta-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual de São Paulo. O principal objetivo da iniciativa é dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência e estimular as organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.

Estela Schreiner, coordenadora do núcleo de Educação Corporativa do Senac São Paulo, reforça que estar entre as empresas finalistas pelo quarto ano e ser premiado pela terceira vez é uma oportunidade importante de apresentar as práticas de inclusão desenvolvidas pela instituição e, também, de expandir o debate sobre o tema.

“Por meio do nosso Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência podemos fomentar ações não apenas com nossos funcionários, mas também com nossos alunos e com toda a comunidade. Neste ano, por exemplo, envolvemos mais de 2.300 estudantes da rede em oficinas de criação de projetos acessíveis às pessoas com deficiência. Iniciativas como essa nos auxiliam nos esforços de incluir cada vez mais os profissionais com deficiência no mundo do trabalho”, destaca Estela.

O Senac São Paulo também foi premiado em 2016, com o 2º lugar, e em 2015, com o 1º lugar. Ainda no ano passado, a instituição recebeu o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi reconhecido pela sua excelência em todas as práticas avaliadas: recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão.


Inclusão no Senac São Paulo

Tendo como missão proporcionar o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional, a cultura de inclusão faz parte do DNA do Senac São Paulo e se apresenta como um valor primordial na organização, permeando todas as ações educacionais dirigidas aos funcionários, alunos e à comunidade.

Desde 2002, a instituição desenvolve o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo promover ações de orientação e sensibilização de todos os funcionários, garantir a disponibilização de recursos para que os funcionários com deficiência possam desempenhar o seu trabalho na plenitude de suas potencialidades e disseminar a cultura inclusiva na organização.

Hoje, o Senac mantém mais de 9 mil funcionários em seu quadro, sendo 460 de profissionais com deficiência. Dessa forma, a instituição ultrapassa o número mínimo de contratações exigido pela lei de cotas (5%). É importante ressaltar que a instituição tem por princípio contratar o profissional e não a sua deficiência, por isso os processos seletivos são acessíveis a todos os candidatos, proporcionando a participação em condição de igualdade.

Além disso, o Senac São Paulo promove eventos, cursos e demais iniciativas que fomentem a discussão sobre o tema. Um dos destaques é a Semana Senac de Inclusão e Diversidade, que tem como propósito influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças. Em 2017, por exemplo, a programação foi realizada em 28 unidades da rede e recebeu cerca de 7.500 mil participantes.


Sobre o Senac São Paulo

 

Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações.

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mundo do trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou sua oferta de gratuidade e, hoje, oferece cursos técnicos, qualificação profissional e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.

Com 59 unidades educacionais distribuídas em 43 cidades, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 15 unidades na capital, 36 no interior e no litoral, cinco na Grande São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac (um na capital e dois no interior), avaliado com a nota 5 do MEC. Conta ainda com dois hotéis-escola, em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, e a Editora Senac São Paulo. Em 2016, o Senac São Paulo realizou mais de 519 mil atendimentos.

Dezembro/2017

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *