AraraquaraSLIDER

Servidores da FURP são demitidos ‘de forma arbitrária’, diz advogada

Servidores da FURP são demitidos ‘de forma arbitrária’, diz advogada
Fato ocorreu durante reunião acompanhada pelo vereador Paulo Landim

 07JUL2017|  8h31 – IMPRENSA CAM

A perplexidade tomou conta de 28 funcionários da Fundação para o Remédio Popular (FURP), que foram notificados, nesta quinta-feira (06), na sala da Congregação da Faculdade de Farmácia da UNESP, de suas demissões sem justa causa. A cena foi acompanhada pelo vereador Paulo Landim (PT) que discutia com os funcionários uma alternativa para a situação trabalhista e como o Poder Público municipal poderia se mobilizar para garantir a manutenção de seus empregos.

No meio da reunião, uma surpresa. Um representante da FURP, que acompanhava a reunião, levantou e passou a entregar um ofício a cada funcionário, comunicando que o ciclo dessas pessoas chegara ao fim na empresa, que alega dificuldades para equilibrar receitas e despesas. A fundação estadual optou por demitir, sem justa causa, os funcionários que tinham vínculo empregatício, após firmar parceria pública-privada (PPP) para tocar as atividades na fábrica instalada em Américo Brasiliense (SP).

Acordo judicial descumprido

O problema é que, de acordo com advogada Dayane Montalvão Inácio, que acompanhou a comissão de trabalhadores na reunião, a decisão descumpre o que foi acordado judicialmente, ou seja, que todos os funcionários deveriam ser transferidos para outros órgãos do Poder Público estadual.

Segundo Dayane, pelo acordado desde 2013, a FURP manteria salários e condições de trabalho, não podendo demitir os funcionários. “A FURP descumpre o que foi acordado por via judicial de forma arbitrária, pois não apresentou sequer requisitos legais para a demissão dos trabalhadores”, resumiu.

De acordo com Pedro Jesus Sampaio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Sindalquim), a demissão na empresa mostra, na prática, que a prioridade do Estado é substituir o público pelo privado. “Na prática, isso é a transferência do que é público para o privado, pois substitui trabalhadores com direitos, que eles consideram privilégios, por um terceirizado da PPP”, afirmou.

Paulo Landim busca apoio

Para o vereador Paulo Landim, essa é uma situação inaceitável e que deve ser questionada, não só do ponto de vista político, mas também judicial. “O Estado passa dos limites ao demitir essas famílias araraquarenses sem uma explicação, o que não podemos permitir, nem deixá-los desamparados. Temos o dever de nos solidarizar e estar lado a lado na luta pelo que é justo”, defendeu.

Após a notificação recebida pelos trabalhadores, os mesmos devem buscar uma suspensão da decisão da empresa, por via judicial, enquanto o vereador Paulo Landim articula apoio com diferentes lideranças políticas municipais e estaduais.

Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskZJ82aC

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *