Araraquara

Sob emoção, Prefeitura lança campanha ‘IPTU Solidário’

Sob emoção, Prefeitura lança campanha ‘IPTU Solidário’
Projeto da vereadora Juliana Damus visa arrecadar recursos para instituições voltadas à proteção dos pacientes com câncer

30JAN2018|  7:00 -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

A emoção orquestrou o lançamento da campanha “Modelo de Solidariedade”, realizado na Prefeitura Municipal, na noite de sexta-feira (26). Popularmente conhecido como IPTU Solidário, o projeto é um pedido da vereadora Juliana Damus (PP) atendendo à sugestão do grupo Chá de Lenços Único, e consiste em doações espontâneas a instituições que acolhem e tratam pessoas com câncer.

“No carnê do IPTU, constará uma folha com todas as informações da campanha, inclusive com o número da conta, para a pessoa doar quanto quiser e puder”, informa a vereadora, que, devido à inconstitucionalidade de a proposta ser apresentada por vereadores, fez a sugestão ao Executivo. “O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara em 2017”, lembra Juliana.

As doações serão destinadas para a conta bancária de um fundo municipal criado especialmente para este fim. Os recursos serão administrados por um comitê gestor, empossado também na sexta-feira, composto por representantes do poder público e de entidades da sociedade civil que atuam na proteção de vítimas do câncer.

De acordo com o prefeito Edinho Silva (PT), além de captar recursos, a campanha visa tornar Araraquara uma cidade mais solidária. “É uma ação que tem o objetivo de despertar a solidariedade, para que as pessoas sejam capazes de se colocar no lugar das outras e nós possamos criar relações mais humanas e solidárias”, destacou.

Toda ajuda será bem vinda às instituições da cidade que oferecem serviços gratuitos não só ao paciente oncológico, mas à toda família. A presidente da Organização Não Governamental (ONG) Espaço Esperança, Maria Aparecida Delarisse, celebrou a iniciativa. “Nós poderíamos aumentar o número de pessoas atendidas, mas nos faltam recursos. Nós precisamos muito dessa doação para continuarmos com nosso trabalho”, afirmou.

Kahena Paula

A estrela da campanha do IPTU Solidário é a modelo araraquarense Kahena Paula, de 24 anos, em luta há quase dois anos contra o câncer. Um exemplo de coragem, força, ternura… Um modelo de solidariedade.

“O que nos motiva é o sorriso da Kaká. Desde que ela iniciou o tratamento, muitas pessoas têm nos ajudado, nos amparado e isso está expresso no sorriso dela. Todos os dias, nós aprendemos a guerrear com ela, a dar sentido à vida. Ela ensina muito a todos nós”, emociona-se a mãe da modelo, a merendeira Fabiana Rafael Vicente.

Isenção de IPTU

Na ocasião, também foi anunciada a elaboração de projeto de lei que visa isentar do IPTU pessoas em tratamento contra o câncer. A ideia do projeto de lei é da vereadora Juliana Damus (PP), que desde 2009 tenta implantar na cidade. O prefeito Edinho acatou a sugestão e será votado em breve na Câmara Municipal.

“A pessoa precisará atender a alguns critérios estabelecidos, como apresentação de laudo médico atualizado e comprovante de que possui um único imóvel”, exemplifica Juliana. A expectativa é que também seja aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A notícia foi bem recebida pelo presidente da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Luís Nacir. “Toda descoberta de um câncer leva a pessoa a uma desestrutura total, tanto de sua saúde quanto financeira. Muitas pessoas até perdem seus empregos e não têm dinheiro para custear o imposto”, colocou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim, Toninho do Mel e Thainara Faria, todos do PT.

Serviço: Campanha Modelo de Solidariedade

Banco: Banco do Brasil

Agência: 0082-5

Conta corrente: 95.448-9

Confira mais fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskBchzVv

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *