Araraquara

Sonho realizado: aluna do Senac Araraquara alcança o sucesso na área da beleza

| IDNews | Carolina Malandrino  

Erica foi estimulada no curso a pensar grande: a planejar e gerir o próprio negócio com qualidade para fidelizar seus clientes

 Crescer profissionalmente, alcançar metas pessoais e realizar sonhos sempre foram objetivos de Erica Oliveira de Souza, 35 anos, aluna do Senac Araraquara. Moradora da cidade de Dobrada e manicure experiente, ela se tornou também uma maquiadora de referência no município após concluir o curso da instituição em 2017. Construindo uma carreira sólida desde então, hoje a profissional possui seu próprio salão de beleza e tem uma base de clientes em toda a região.

Porém, o percurso para alcançar esse patamar não foi fácil. Durante a capacitação, Erica trabalhava em horário comercial e diariamente viajava 40 km para estudar na unidade Araraquara. “No começo, aliar os atendimentos que fazia em casa com o curso foi pesado. Mas com o tempo me adaptei. Antes das aulas, treinava maquiagem nas amigas de sala de aula e comecei a mostrar os resultados nas redes sociais. Isso me ajudou muito na hora de ganhar os primeiros clientes”, conta.

No entanto, ela revela que o mais difícil não foi conquistar os primeiros clientes, mas, fidelizá-los. “Isso só foi possível porque além do curso ter me capacitado para realizar um serviço de qualidade, aplicando técnicas e produtos adequados, todo o tempo fui estimulada a planejar e gerir o meu próprio negócio, organizando o ambiente e os processos de trabalho, como entendendo também os diferentes perfis de clientes e suas necessidades.”

Com o conhecimento adquirido em sala de aula, Erica compreendeu quais as atividades gostaria de se especializar e evoluíndo em técnicas novas e exclusivas para eventos, casamentos e formaturas, a maquiadora resolveu abrir um espaço próprio em Dobrada. “Com o auxílio das aulas de empreendedorismo, ficou mais fácil colocar esse plano em prática.”

A partir disso, o negócio não parou mais de crescer e mudou a vida de Erica. Ela, inclusive, apaixonou-se de vez pela área e segue investindo em novas capacitações. Atualmente cursa Podologia no Senac Araraquara, com objetivo de ser a pioneira em sua cidade a oferecer esse tipo de serviço.

“Estou muito feliz com os resultados que alcancei e, somente aos sábados, faço cerca de sete atendimentos em média. Além disso, sigo atuando como manicure e já aplico técnicas aprendidas na atual capacitação. O Senac oferece opções reconhecidas pelo mercado e, com esse gabarito, me destaco na cidade. Agradeço a instituição por tudo que me proporcionou até aqui e tenho certeza que muito mais está por vir”, comemora.

 Dicas de maquiagem

Aproveitando o período de festas de formaturas, tradicionalmente realizadas no início de ano, Erica listou algumas dicas de maquiagem para quem irá participar das celebrações. “Para começar, é necessário não pesar na aplicação. Mas isso não quer dizer não investir na preparação da pele. É necessário manter uma aparência natural, já que os bailes costumam ter bastante iluminação. Além disso, uma boa pele evita a transpiração”, explica.

Outra orientação da maquiadora é caprichar no olho. Ela explica que o primeiro passo é preparar a pálpebra móvel com uma sombra cremosa ou um primer. Após isso, a formanda deve colocar a cor escolhida em pó em toda pálpebra e, depois, utilizar uma sombra mais escura, como o preto ou marrom, para marcar o côncavo e dar profundidade no olhar. “Para definir melhor o olhar, passe um lápis de olho na linha d’ água e na raiz dos cílios superior e inferiores. Na sequência, pegue um pincel limpo e aplique uma sombra iluminadora no arco da sobrancelha para levantar o olhar”.

Para finalizar, a maquiagem pede uma camada de máscara de cílios. “Depois que secar, aplique os cílios postiços. Corte-os na metade e coloque no canto externo do olho, utilizando uma pinça. Para combinar, evite cores muito fortes nos lábios. O momento pede cores nudes”, pontua  Erica.

 Serviço:

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935, Carmo – Araraquara/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *