Brasil

Spin-off do CDMF usa microscopia eletrônica para diagnóstico da saúde capilar

Spin-off do CDMF usa microscopia eletrônica para diagnóstico da saúde capilar
Katleia foi criada em 2015, a partir da experiência do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, um dos CEPIDs da FAPAESP

29NOV2017|  15:13 - José Angelo Santilli - Foto:  © José A. Santilli

Em 2014, a engenheira de materiais Valéria Longo, mestre e doutora na área, com pesquisas de pós-doutorado em Ciência dos Materiais e em Química Teórica, avaliou que seria interessante compartilhar com mais pessoas a experiência de cerca de 20 anos em pesquisas na área de cosmetologia e, mais especificamente, sobre a estrutura e outras características das fibras capilares. Foi assim que surgiu a Katléia – Centro Avançado de Diagnóstico Capilar (www.katleia.com.br), spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A empresa também recebeu financiamento da Fapesp, em programa de fomento à inovação em pequenas empresas (o PIPE), com projeto voltado justamente ao desenvolvimento de testes de diagnóstico capilar para consumidores finais.

A partir desse projeto – e das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Cosmetologia do CDMF –, a Katléia hoje oferece a possibilidade de testes que utilizam o conhecimento científico mais atual e tecnologias de ponta, especialmente a microscopia eletrônica de varredura (capaz de ampliar 10 mil vezes a imagem dos fios de cabelo), para realizar o diagnóstico e indicar cuidados personalizados para cada cabelo. Um dos testes oferecidos é o Core Cap, de resistência mecânica, que verifica a “força” do cabelo, integridade da queratina, a hidratação e as maleabilidade e elasticidade. Já o teste de nanomicroscopia verifica a integridade da estrutura capilar no nível molecular, analisando o alinhamento das cutículas, possíveis danos causados por fatores como exposição ao sol e tratamentos capilares, nível de condicionamento, dentre outras características. Uma outra possibilidade é o teste apelidado de HairDNA, que traça um perfil genético e avalia seus possíveis reflexos na saúde capilar.

Antes da Katléia, o Laboratório de Cosmetologia do CDMF já desenvolvia projetos de extensão, em interação com grandes indústrias da área, como NaturaUnileverO Boticário e L’Oreal, dentre outras. Uma grande quantidade de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais é resultado desse trabalho, com resultados relacionados, por exemplo, à análise dos efeitos sobre as fibras capilares de produtos usados em processos de alisamento, do cloro e, também, de cosméticos como xampus e condicionadores. As pesquisas também renderam alguns prêmios, como o reconhecimento como melhor apresentação oral no congresso da International Federation of Societies of Cosmetic Chemists (IFSCC), em 2013.

Em seu novo site, construído com base no princípio da personalização que orienta as atividades da empresa, a Katléia, além de compartilhar várias informações sobre diferentes aspectos das fibras capilares, oferece a oportunidade de obtenção gratuita de um pré-diagnóstico da saúde capilar. São 21 questões, elaboradas por diferentes especialistas – da própria Engenharia, tricologistas, nutricionistas e psicólogos –, que buscam informações sobre o cabelo, tratamentos utilizados e modo de vida de cada pessoa. Quem responde o questionário recebe uma primeira avaliação, que inclui dicas para os cuidados e, nos casos em que a pessoa decide realizar os outros testes (a partir do envio de fios de cabelos), já constitui uma primeira etapa da análise a ser realizada. O acesso pode ser feito a partir do endereço www.katleia.com.br.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *