JustiçaSLIDER

STF adia votação que restringe foro privilegiado

STF adia votação que restringe foro privilegiado
Ministra Cármen Lúcia não incluiu o processo na pauta de abril

29MAR2017| 8:22 – Bruna F. Rodrigues  - STF

Ainda não será em abril que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará o processo sobre foro privilegiado defendido pelo ministro Luís Roberto Barroso. Para ele, apenas os suspeitos em crimes cometidos durante o exercício de um cargo que tenha prerrogativa de função pelo tribunal devem ser julgados pela Corte.

O caso foi liberado para votação em plenário no dia 17 de fevereiro, mas a ministra Cármen Lúcia não o incluiu na pauta do próximo mês.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, se esse entendimento vier a ser adotado, o número de ações penais que chegam ao STF cairia drasticamente.

Segundo o projeto Supremo em Números, o STF teria recebido só 5,71% das ações penais que acolheu nos últimos dez anos se a interpretação de Barroso estivesse em vigor.

Hoje, ministros de Estado, deputados e senadores têm foro e são julgados no Supremo. Se são processados em outras instâncias, os casos são remetidos ao STF quando assumem cargos que lhes dão tal prerrogativa.

A Operação Lava Jato aumentou a pressão pelo fim do foro privilegiado, diante da enxurrada de casos que devem se avolumar no STF.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *