Ícone do site IDNews

STF arquiva inquérito contra Jucá por suposto desvio de verbas federais

STF arquiva inquérito contra Jucá por suposto desvio de verbas federais
Processo transitava na Corte há 14 anos e prescreveu no ano passado

04JFEV2018|  14:16 - Peculato/STF  - Foto:  © Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Romero Jucá, presidente do PMDB e líder do governo no Senado, foi denunciado pelo Ministério Público federal (MPF), em 2002, por peculato – desvio de verbas federais -, para o município de Cantá, em Roraima.

Agora, atendendo à recomendação do próprio MPF, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o inquérito contra ele, por prescrição, já que o processo transitava na Corte há 14 anos.

De acordo com informações de O Globo, pelas regras da prescrição, Jucá poderia ser punido até 16 anos depois dos supostos crimes, que teriam ocorrido em 2001, ou seja, até o ano passado.

“Os fatos foram noticiados por meio da Carta-Denúncia nº 01/2002, formalizada pela Central dos Assentados de Roraima – CAR e apresentada na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em Roraima, acompanhada de fita cassete com gravação ambiental na qual o prefeito do citado Município, Paulo de Sousa Peixoto, afirma receber comissões de 10% do valor de toda obra realizada na cidade, aludindo a Senador da República de Roraima, também destinatário de valores espúrios”, diz trecho do despacho de Marco Aurélio.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile