Politica

Temer tenta fazer Renan antecipar julgamento do impeachment

Temer tenta fazer Renan antecipar julgamento do impeachment   
Até o momento, a previsão é de que a votação ocorra em 29 de agosto
9:02| 02/08/2016
Congresso

Irritado com a possibilidade de que o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, só seja concluído em setembro, o presidente interino, Michel Temer, atua para tentar antecipar a data do início do julgamento da petista.

No fim de semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou a previsão feita em um acordo entre o presidente da corte, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que a votação final comece em 29 de agosto.

A expectativa é de que ela demore cerca de cinco dias. De acordo com a legislação, cabe ao presidente do STF comandar o processo de impeachment a partir do momento em que ele é aberto no Senado.

Para tentar alterar a data, o governo interino começou a atuar para convencer Renan a antecipar a fase de julgamento para o início da quarta semana de agosto, por volta do dia 25, com sessões também no fim de semana, o que viabilizaria que o processo fosse concluído ainda em agosto.

A preocupação do Palácio do Planalto é que a votação inviabilize a viagem de Temer para o encontro do G-20, evento marcado para 4 e 5 de setembro, na China.Nesta segunda-feira (1º), o próprio ministro Blairo Maggi (Agricultura) reconheceu que o processo pode atrapalhar a viagem programada.

“Nós estávamos trabalhando com a possibilidade de terminar o processo político em agosto. Eu conversei com o presidente interino, porque ele tem uma viagem do G-20. Óbvio que se levar para setembro, acho que nem o presidente vai viajar nem eu, até porque temos respeito ao rito”, disse.

Além disso, o Planalto teme que a extensão do processo possa atrapalhar a aprovação de pautas pelo Congresso Nacional consideradas essenciais para a retomada do crescimento, como o teto para os gastos públicos e a renegociação das dívidas estaduais.

O alongamento do processo também gera apreensão com a possibilidade de retaliação por parte do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Para evitar que ele venha a interferir no processo, o governo interino desejava que seu processo de cassação ocorresse após o impeachment de Dilma Rousseff.Com a data marcada, no entanto, há a possibilidade que ele seja finalizado antes, ainda em agosto, o que tem levado líderes da base aliada a defender nos bastidores um adiamento da votação da cassação do mandato do peemedebista para setembro.

Um dos principais articuladores do governo de Temer, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) reclamou da data acordada em discurso no plenário do Senado nesta segunda.

“O mundo espera por uma solução definitiva. No dia 2 de setembro, haverá na China um evento, um encontro internacional do G-20, e lá deverá estar o presidente do Brasil Michel Temer”, disse.

Em sua fala, o peemedebista também fez uma provocação aos que defendem a presidente Dilma.

“Alguns oradores, aqui, hoje, falaram em golpe. Mas como é golpe? Golpe no Brasil? Golpe à prestação? Nós estamos fazendo o golpe há meses? Então, teremos o golpe parcelado: é o golpe Casas Bahia; é o golpe Ricardo Eletro; é o golpe Magazine Luiza. Você compra à prestação e pega um golpe em 12 meses, em 12 parcelas mensais. É uma brincadeira isto aqui! Não dá para levar o Brasil desse jeito”, completou. Com informações da Folhapress.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *