Araraquara

Tenente coronel Alexandre Luís Santos recebe Diploma de Honra ao Mérito

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CMA

A indicação foi feita por Juliana Damus e aprovada pela Câmara Municipal

Orgulho, admiração, respeito. Essas palavras foram repetidas por colegas e autoridades do Tenente coronel Alexandre Luís Santos, homenageado na manhã de segunda-feira (25) com o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal de Araraquara, por meio de indicação da vereadora Juliana Damus (Progressistas). O evento foi realizado no pátio do 9º Grupamento de Bombeiros, onde o militar iniciou sua carreira.

A honraria é concedida a pessoas que nasceram em Araraquara e desenvolvem atividades notórias em prol da comunidade. Este é o caso do Tenente coronel, conforme destacou Juliana. “Durante sua trajetória, ele sempre teve uma atuação tenaz, que provocou mudanças profundas e benéficas na segurança pública local e nacional. Este diploma é o reconhecimento de toda a sociedade araraquarense, que se orgulha de tê-lo como filho.”

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), trabalhou, em 1989, com o pai do homenageado: “Lembro a alegria dele quando contou que o filho havia entrado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco”, contou. O parlamentar ainda parabenizou a iniciativa de Juliana, “uma vereadora atuante, que sempre foi a voz da Polícia Militar dentro da Câmara Municipal”.

Representando o prefeito municipal, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), relembrou a ascensão profissional do militar, cuja “linda e heroica trajetória justifica a homenagem”.

Durante a solenidade, não faltaram histórias e agradecimentos. Emocionado, o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, Capitão Cléber Marcelo de Oliveira, recordou o dia em que chegou ao grupamento, recepcionado pelo Tenente coronel, e de tudo que aprendeu com o seu superior. Na ocasião, Oliveira entregou uma carta, escrita pelos garotos participantes do programa “SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania” – uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Lar Escola Redenção – que o homenageado ajudou a implantar na cidade em 2001.

Com décadas servindo o Corpo de Bombeiros, o Tenente coronel disse que se pudesse recomeçar hoje, faria tudo de novo, e agradeceu pelo aprendizado obtido com sua tropa: “a máxima que um oficial sabe tudo não é verdade”. Atualmente, o militar concilia o comando do 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto com uma das mais difíceis funções: a paternidade: “os bombeiros têm que ser bons no seu trabalho e melhores ainda dentro de suas casas. As famílias são quem dão o suporte necessário para nossa permanência no trabalho”.

Além dos membros da corporação, participaram do evento o comandante do 13º BPM/i, Tenente coronel Adalberto José Ferreira; e o comandante interino do 9º Grupamento de Bombeiros, Capitão Vitor Puato de Almeida.

Sobre o homenageado

Alexandre Luís dos Santos nasceu em 1970, em Araraquara. Seu primeiro emprego foi de office boy em uma instituição financeira, onde ocupou outros cargos, até ingressar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1989.

Como militar, galgou postos de aspirante a oficial, 2º Tenente PM, 1º Tenente, Capitão, Major e Tenente coronel, sendo todas essas promoções pelo critério de merecimento e dentro do Corpo de Bombeiros.

Quando era Major PM, logo depois do incêndio de repercussão nacional na boate Kiss, em 2013, foi designado Assessor Técnico Nacional de Bombeiros na Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Lá, foi dos responsáveis pelo estudo e proposta de lei de segurança nacional contra incêndio e pânico, posteriormente conhecida como Lei da Boate Kiss.

Também coordenou o processo de compra, orçado em aproximadamente R$ 50 milhões, para aquisição de 54 caminhões auto bomba para todos os corpos de bombeiros militares dos estados e Distrito Federal. Após a experiência em Brasília, foi nomeado para trabalhar no gabinete do Comando do Corpo de Bombeiros, na capital paulista.

Finalmente, com a promoção a Tenente coronel, decidiu ficar mais próximo da família com o nascimento da filha lara, em 2017. Atualmente, ele é responsável pelo comando do 9º Grupamento de Bombeiros, em Ribeirão Preto, mas não se esquece de Araraquara. “Tenho muito orgulho da minha origem e de tudo que Araraquara me propiciou. Jamais vou esquecer este título tão importante na minha vida.”

Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/5eqErAihLkyJHtgN9

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *