SLIDER

Tensões marcam referendo pela independência da Catalunha neste domingo

Tensões marcam referendo pela independência da Catalunha neste domingo
Há relatos de confrontos entre unidades da guarda civil e eleitores nesta manhã

01OUT2017|  7:07 - Referendo - Foto. Arquivo

Começaram os primeiros confrontos entre as unidades da guarda civil e os eleitores na manhã deste domingo (1º), em Sant Juliá de Ramis em Girona.

O jornal espanhol La Vanguardia informou que há um extenso cordão de membros da unidade anti-motim da guarda civil espanhola bloqueou já entrada do ponto de votação do município de Sant Julià de Ramis, onde o presidente do governo, Carles Puigdemont, deveria votar.

O dispositivo policial conseguiu deter o acesso dos eleitores no local de voto. Perante esta ação, os voluntários removeram os computadores e o restante material eleitoral.

Até ao momento, dezenas de urnas de votos foram já apreendidas e assinalam-se vários incidentes. Um pouco por todo lado são visíveis as imagens de consternação no semblante dos eleitores que “choram perante a impotência de não poderem proteger os colégios eleitorais e, consequentemente, não conseguirem votar”, diz o  jornal espanhol.

As imagens documentadas em direto pela antena da SIC demonstram, aliás, os populares a recorrerem à força para poderem votar, partindo o vidro das portas de entrada das assembleias de voto.

Lembrando que a Catalunha convocou 5.343.358 catalães para recorrerem a uma das 2.315 assembleias de voto.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *