Brasil

Tese do CDMF analisa modificações estruturais em fosfatos e tungstatos

Tese do CDMF analisa modificações estruturais em fosfatos e tungstatos

| IDNews|Brasil | José Angelo SAntilli

IDN/Pesquisas

A tese de doutorado intitulada “Modificação das Propriedades Estruturais, Morfológicas e Ópticas do Ag3PO4 e Ag2-2xZnxWO4(0≤ x ≤ 0.25)” de autoria de Clayane Carvalho dos Santos, agora doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi defendida no último dia 6, no Auditório Prof. Dr. Mario Tolentino, localizado no Departamento de Química (DQ) da UFSCar.

O trabalho foi orientado por Elson Longo, professor do DQ – UFSCar e Diretor do CDMF. A banca de avaliação foi presidida por Longo e composta também pelos professores Maria Aparecida Zaghete Bertochi, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) campus Araraquara, Yara Galvão Gobato, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, Adriana de Campos Pastre, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, e Miguel Adolfo Ponce, da Universidad Nacional de Mar del Plata.

O resumo do trabalho está disponível abaixo:

Os fosfatos e os tungstatos são compostos importantes e conhecidos principalmente por suas propriedades fotocatalíticas e fotoluminescentes. O presente trabalho propõe-se um estudo das propriedades estruturais, morfológicas e ópticas dos materiais: i) Ag3PO4 irradiado por feixe de elétrons e laser de femtosegundos, e Ag2- 2xZnxWO4(0≤ x ≤ 0.25) modificado com diferentes concentrações de Zn+ obtidos pelo método de coprecipitação. As fases obtidas foram caracterizadas por difração de raios-X, espectroscopia de espalhamento Raman, espectroscopia de fotoelétrons por raios X, microscopia eletrônica de varredura e transmissão e por medidas de fotoluminescência. Os principais resultados investigados para os cristais de Ag3PO4 irradiados mostra que dados de difração de XRD apontam padrões semelhantes para o as amostras não irradiadas e irradiadas por elétrons, enquanto que a amostra irradiada por laser de femtosegundos apresenta padrão de XRD mais baixa, mostrando um distúrbio estrutural mais alto a longo alcance. Para os Espectros Raman e Rietveld mostram que ambos [PO4] e [AgO4] são aglomerados distorcidos, sendo as ligações Ag-O de aglomerados [AgO4] mais lábeis que as ligações P-O de aglomerados [PO4]. Além disso, foi observado mecanismo distinto de crescimento e tamanho na produção de Ag metálica. Para o Ag2WO4, os resultados mostraram que o aumento da concentração de Zn nos microcristais na matriz hospedeira de α- Ag2WO4 causou uma transformação morfológica e um deslocamento das propriedades ópticas. E em relação as propriedades fotuluminescentes dos microcristais α-Ag2WO4 e α-Ag2-2xZnxWO4 são explicadas por meio de efeitos de distorções e vacâncias de oxigênio (V_O^x) em clusters [WO6] e [AgOy] (y = 2, 4, 6 e 7), respectivamente causando um desvio para o vermelho.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *