Internacionais

Tornados atingem vários estados americanos e matam ao menos 50 no Kentucky

Múltiplos tornados tocaram a superfície de várias localidades em todo o estado do Kentucky, causando danos em mais de uma dezena de condados


Ao menos 50 pessoas morreram em decorrência de tornados que atravessaram o Kentucky e outros estados americanos entre o fim de sexta (10) e o início deste sábado (11), deixando um rastro de edifícios destruídos ao longo de um caminho que se estendeu por mais de 320 quilômetros, afirmam as autoridades locais.

Múltiplos tornados tocaram a superfície de várias localidades em todo o estado do Kentucky, causando danos em mais de uma dezena de condados. O primeiro tornado percorreu mais de 365 km em seu trajeto, segundo o governador Andy Beshear.

“Essa foi uma das noites mais difíceis na história do Kentucky e algumas áreas foram atingidas de uma maneira que é difícil expressar em palavras”, afirmou o governador.

No começo do sábado, Beshear declarou que ao menos 50 pessoas morreram, e era provável que o total de mortos crescesse e ultrapassasse 100, conforme as autoridades concluam as buscas.
“O dia trará notícias mais difíceis”, disse Beshear em uma entrevista coletiva.

Uma das cidades mais afetadas no Kentucky foi Mayfield, localidade de quase 10 mil habitantes na parte oeste do estado. Pelo menos 110 pessoas estavam dentro de uma fábrica de velas na área quando um tornado passou e causou o colapso de teto do prédio, deixando um número de vítimas ainda não determinado.

Vídeos e fotos postados nas redes sociais, que não puderam ser verificados, mostraram carros e edifícios de tijolos no centro de Mayfield reduzidos a escombros, com uma sequência de quarteirões totalmente destruídos . A torre do tribunal do condado de Graves, em Mayfield, parecia ter sido derrubada, segundo imagens no Twitter.

No início do dia, mais de 56 mil pessoas no Kentucky estavam sem energia, disse Beshear. O governador declarou estado de emergência e destacou dezenas de guardas nacionais para as comunidades.

As tempestades causaram o descarrilamento de um trem de carga da empresa CSX no oeste do Kentucky, embora não tenha sido relatado nenhum ferimento, afirmou o New York Times.

As tempestades também deixaram vítimas e danos em outros estados do sudeste e centro-sul dos EUA.

Bill Bunting, chefe de operações do Storm Prediction Center, parte do National Weather Service, disse que pelo menos cinco estados foram atingidos pelos tornados, citando Illinois, Kentucky, Tennessee, Missouri e Arkansas, de acordo com informações do New York Times.
​Bunting disse que os tornados são parte de um sistema climático que está causando estragos em muitas partes do país, causando intensas nevascas em partes do meio-oeste dos Estados Unidos e no oeste dos Grandes Lagos.
Em Illinois, a polícia disse que havia duas mortes confirmadas depois que um telhado desabou parcialmente em um depósito da Amazon na cidade de Edwardsville. Equipes ainda procuravam pessoas presas nos escombros.

Imagens de drones do armazém mostraram uma cena caótica no escuro da manhã, com centenas de veículos de emergência ao redor da área e equipes de resgate com lanternas tentando vasculhar o entorno.

No Tennessee, a tempestade matou pelo menos três pessoas, disse Dean Flener, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do estado. Flener disse que duas pessoas morreram no condado de Lake e uma no condado de Obion, mas não havia nenhuma informação sobre as circunstâncias das mortes.

Pelo menos uma pessoa foi morta e cinco ficaram feridas quando um tornado destruiu o telhado de uma casa de saúde em Monette, no norte do Arkansas, segundo informação de autoridades locais publicada pelo Washington Post.

| IDNews® | Folhapress | Via NMBR |Brasil

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *