Brasil

Trajeto de 25% dos ônibus de SP deve mudar

Trajeto de 25% dos ônibus de SP deve mudar
Número de ônibus nas ruas também cairá; serão 936 a menos que os atuais 13.603

06MAR2018|  8:53 - Folhapress/Transportes  

A gestão João Doria (PSDB) pretende alterar uma em cada quatro linhas de ônibus da capital paulista a partir de 2019. Das atuais 1.336 linhas, 334 serão unificadas ou desmembradas em duas ou mais, na maior mudança já feita em pelo menos 15 anos.

O número de ônibus nas ruas também cairá -serão 936 a menos que os atuais 13.603.

Ainda assim, a Secretaria dos Transportes, que conduz a mudança na gestão Doria, diz que nenhuma área da cidade ficará sem atendimento e que haverá um aumento de 9% da rede de ruas e avenidas cobertas por ônibus.

A prefeitura promete ainda elevação de 10% na disponibilidade de assentos nos coletivos, devido à adoção de veículos maiores no sistema.

O plano faz parte da licitação para contratar novas empresas de ônibus, num contrato que pode chegar a R$ 66 bilhões no período de 20 anos.

Com a maior alteração na organização das linhas desde 2003, a concorrência é também aposta da gestão Doria para a reorganização da rede.

A prefeitura estima que a mudança nas linhas se inicie seis meses depois da assinatura dos contratos –que deveria ocorrer até julho, quando a atual contratação das viações termina e não poderia mais ser prorrogada.

Na prática, os passageiros só deverão sentir as mudanças a partir de 2019. A partir daí, a secretaria afirma que as alterações serão lentas e graduais, para facilitar a compreensão da população.

“A nova rede levará 30 meses para ser implementada. Existirão linhas em que nós vamos manter o serviço antigo e ao mesmo tempo iniciar o novo para que a população se adapte”, disse o secretário Sérgio Avelleda (Transportes).

A mesma mudança na rede de ônibus de São Paulo já havia sido tentada pela gestão Fernando Haddad (PT), após os protestos de junho de 2013 por mudanças na mobilidade. O projeto, porém, ficou barrado no Tribunal de Contas do Município.

DÚVIDAS

Durante o processo de licitação, a principal dúvida da população enviada à prefeitura foi justamente sobre quais linhas seriam mantidas, alteradas ou eliminadas.

Em 28 de fevereiro, a gestão contabilizou que 92% das contribuições à minuta do edital tinham esse objetivo.

O ambiente de dúvidas gerou uma série de boatos e falsas informações nas redes sociais. Enquanto isso, a Secretaria de Transportes foi pressionada a dar maior transparência às mudanças, que constavam em uma extensa minuta do edital da licitação.

A publicação de dados de forma mais acessível ocorreu na sexta (2), três dias antes do fim da consulta pública.

NOVO MODELO

Hoje a capital paulista tem dois sistemas de ônibus. O primeiro, chamado de local, visa trajetos dentro dos bairros. O segundo, estrutural, abrange distâncias maiores entre regiões diferentes da cidade.

A nova organização deve incluir um terceiro sistema intermediário. Ele coletará passageiros nos bairros e os conectará com ônibus que cumprem distâncias maiores.

A prefeitura diz esperar mais agilidade com o novo sistema, mas os passageiros terão que fazer mais baldeações para cumprir trajetos que hoje fazem com uma só viagem. Com informações da Folhapress.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *