AraraquaraSLIDER

Trânsito na avenida principal do Vale do Sol causa preocupação a moradores

Trânsito na avenida principal do Vale do Sol causa preocupação a moradores
Carneiro e Domingues concordaram com a periculosidade da situação e comprometeram-se a buscar soluções o quanto antes

29ABR2017| 10h45 - IMPRENSA CAM

Apesar de o limite de velocidade ser claramente definido em 50 km/h, como se lê nas placas de sinalização ao longo da Avenida Antônio Honório Real, no Vale do Sol, os moradores estão cansados de ouvir motores de carros e motos rugindo a velocidades muito superiores à permitida. O desrespeito às regras de trânsito ocasiona toda sorte de problemas, tanto para carros quanto para pedestres. “É impossível atravessar em alguns horários, como as 17h, por exemplo”, conta a comerciante Vera Lúcia Belini Navarro, proprietária de um supermercado localizado na avenida. “Idosos, pessoas carregando compras, ou com crianças pequenas correm um risco enorme aqui. Já houve atropelamentos e acidentes com carros e motos”, acrescenta.

Vera foi uma das pessoas que procuraram o vereador Zé Luiz (PPS), solicitando a intermediação junto à Prefeitura para solucionar o problema. Na tarde desta quinta-feira (27), suas queixas foram ouvidas pelo coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, e pelo engenheiro de trânsito Milton Domingues Jr., que acompanharam o parlamentar ao local para averiguar a questão.

Carneiro e Domingues concordaram com a periculosidade da situação e comprometeram-se a buscar soluções o quanto antes. “Vamos providenciar faixas de pedestres na saída do supermercado e em todo o cruzamento. Temos equipe, temos tinta, vamos agendar o serviço logo, não vai demorar”, garantiu Carneiro. Além da pintura das faixas – inclusive impedindo expressamente o estacionamento em frente ao ponto de ônibus a poucos metros do supermercado, outra violação frequente –, os representantes da coordenadoria dispuseram-se a implementar outras medidas para reduzir a velocidade.

O problema se repete em outro ponto a poucos metros dali, em frente ao posto de saúde do bairro. “Imagine que as pessoas vêm ao postinho porque estão precisando de uma consulta médica e têm de disputar a rua com motoristas que passam cantando pneus. É absurdo!”, aponta Zé Luiz, que tem recebido muitas queixas de usuários em seu gabinete. Também nesse caso, o coordenador e o engenheiro optaram pela pintura de faixas de segurança para pedestres, além da instalação de novas placas de sinalização informando o limite de 50 km/h. Se o problema persistir, outras medidas serão estudadas.

Outros locais problemáticos

Zé Luiz apontou a Carneiro e Domingues outra questão que tem levantado polêmicas na região: o trevo em frente ao CAIC do Vale do Sol. O dispositivo obriga os veículos que chegam da Rua José Barbante Neto a fazerem uma curva perigosa em um cruzamento, pois não há um retorno disponível. O principal risco envolve caminhões, numerosos na região, que não têm espaço suficiente para fazer a curva quando são longos. Nesse caso, a solução cogitada foi a mudança do sentido em um curto trecho de um dos lados do dispositivo. Desse modo, o trecho funcionará como um retorno, proporcionando mais espaço para a manobra.

O vereador esteve ainda na Rua Domingos Sorbo, onde os moradores também se queixam da alta velocidade com que os motoristas cruzam a rua. “Estamos apresentando todas essas preocupações ao Executivo, para que sejam analisadas e solucionados o quanto antes. A segurança no trânsito é uma questão de absoluta relevância para toda a sociedade”, conclui o parlamentar.

Confira as fotos no site: https://flic.kr/s/aHskTYFHFR

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *