Araraquara

Turismo rural e gastronomia foram temas de palestra 

Turismo rural e gastronomia foram temas de palestra
      Presidente da ABATur e uma autora do livro de receitas culinárias paulistas Rota das Raízes apresentam projetos na ETEC Industrial de Araraquara aos alunos dos cursos de Agenciamento de Viagens e de Nutrição e Dietética

17:17|I/DNews/théo Bratfisch| 

            O presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, acompanhado de Yasmin Bidin, autora do livro em parceria com Juliana Soares, ‘Rota das Raízes: Gastronomia e Cultura no Estado de São Paulo’, ministraram palestra para alunos da Escola Técnica Industrial ETEC Profa Anna de OIiveira Ferraz do Centro Paula Souza de Araraquara, em atividade interdisciplinar e intercursos, realizada em 24 de outubro de 2018.

A Escola Técnica Industrial ETEC Profa Anna de OIiveira Ferraz do Centro Paula Souza de Araraquara, também oferece cursos que integram os eixos técnicos de formação profissional em Turismo, Hospitalidade e Lazer, Nutrição e Dietética.

            Na oportunidade o presidente da ABATur palestrou aos alunos sobre o papel das entidades de utilidade pública, no que se refere às políticas públicas em âmbito municipal, o presidente da ABATur fez um resumo de projetos, ações e eventos, com reivindicações de direitos para a comunidade rural do município, estimada em 6 mil cidadãos. Criticou a priorização pela prefeitura do segmento Turismo de Negócios e Eventos para atender um grupo específico de empresas. ”Araraquara apresenta potencialidades turísticas em oito segmentos: Turismo Histórico e Cultural (prédios históricos, museus e calendário municipal de eventos), Religioso (encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, santuários e Cavalgada da Fé), Esportes (Arena da Fonte, Ginásio Gigantão, Clube Náutico, jogos estudantis e campeonatos esportivos), Aventura (trilhas para ciclistas em áreas rurais), Ecológico (Jardim Botânico, Parque do Basalto e cachoeiras), Sol e Praia (Parque do Pinheirinho), Negócios e Eventos (Centro de Eventos operacionalizado pela empresa Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A) e o Turismo Rural que se estrutura no município pela atuação da cadeia produtiva do setor”, ressaltou.

A autora Yasmin, apresentou a elaboração do projeto do livro composto por doze receitas culinárias paulistas com ingredientes vegetais e sem uso de ingredientes de origem animal, que destaca a receita Pão de Soja da panificadora Padoka no assentamento rural Monte Alegre em Bueno de Andrada, que promove em âmbito estadual o roteiro turístico rural de Araraquara. Os alunos participaram do sorteio de exemplares impressos do livro que pode ser baixado gratuitamente no site rotadasraizes.com.br.

O técnico em Agenciamento de Viagens é o profissional que desenvolve atividades de atendimento, orientação e acolhimento ao viajante por meio da oferta de serviços receptivos e/ou emissivos, roteiros, pacotes turísticos e guiamento de viagens. Presta assistência e apoio na operacionalização e comercialização de produtos turísticos e na intermediação entre as diferentes necessidades dos clientes e o trade turístico, utilizando como ferramentas a tecnologia, a criatividade, a inovação e os princípios da hospitalidade. É comprometido com o desenvolvimento da atividade turística sustentável e inclusiva. O mercado de trabalho amplo abrange, agências de viagem; operadoras de turismo; transportadoras turísticas; locadoras de veículos; empresas aéreas; cruzeiros marítimos; terminais de empresas aeroportuárias, rodoviárias e ferroviárias; meios de hospedagem, bares, restaurantes e espaços de cultura, lazer e entretenimento; companhias turísticas; empresas de e-commerce da área de turismo, bem como associações e entidades dos setores público e privado.

O técnico em Nutrição e Dietética é o profissional que atua em atividades relacionadas à alimentação e à nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou de coletividades. Desenvolve também atividades de supervisão e de controle técnico e administrativo da área de alimentação e nutrição. O mercado de trabalho abrange, hospitais, creches, asilos, ambulatórios, unidades básicas de saúde, indústrias, unidades de alimentação, cozinhas experimentais, indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, supermercados, instituições de educação alimentar, empresas que fornecem cestas básicas.

Encontram-se abertas as inscrições aos processos seletivos para a formação de cadastro de docentes, destinado à contratação temporária de professores para classe decentralizada na Escola Estadual Bento de Abreu.  As inscrições serão recebidas no período de 16/10/2018 à 30/10/2018 no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h, das 19h às 21h, na sede da Escola Técnica Estadual Professora Anna de Oliveira Ferraz de Araraquara.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *