Brasil

Unesp lança novo portal para reconectar ex-alunos à universidade

Unesp lança novo portal para reconectar ex-alunos à universidade
Alumni Unesp conta com diversos serviços online, como busca por oportunidades e biblioteca
ACI Unesp e Portal Alumni Unesp
17:27 |Ag: Notícias Unesp | 2018JUL26 
Os ex-alunos da UNESP já contam com um novo canal para conexão com outros graduados pela universidade. O Portal Alumni UNESP é um espaço dedicado exclusivamente aos egressos de todos os câmpus da instituição para recriar os vínculos entre quem se formou e o universo unespiano.

A plataforma possui serviços como a divulgação de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à biblioteca da UNESP, solicitação de documentos da faculdade, além da possibilidade de construir redes com os profissionais cadastrados. É por meio deste ambiente digital que o ex-aluno poderá descobrir onde estão os colegas de turma, acessar informações sobre a universidade, eventos acadêmicos e dar continuidade à formação profissional.

O Portal Alumni UNESP também favorece a geração de dados sobre o perfil dos egressos, a formação de grupos e associações de ex-alunos e cria um canal direto entre formados e a universidade para desenvolver projetos em conjunto.

“É um portal que se alinha com o modelo de portal das universidades americanas e européias voltado aos egressos. É o início de um processo que deve trazer muitas novidades e oportunidades para os egressos”, afirma o professor Henrique Luiz Monteiro, coordenador-geral do Projeto Alumni e superintendente de planejamento da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).

O portal, que conta com o apoio da Vunesp e também da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), está aberto para os egressos criarem um usuário e se cadastrarem. Só no ano passado se formaram cerca de 5.600 alunos na universidade. Estima-se que mais de 100 mil pessoas se graduaram pela UNESP desde a sua criação, em 1976.

acesso ao Portal Alumni UNESP é exclusivo para quem se formou na graduação ou na pós-graduação (lato e stricto sensu).

Serviços
O diferencial do novo portal está na diversidade de serviços disponíveis online. O Portal Alumni UNESP conta com:

  • Na aba “Minha Conta”, o ex-aluno se cadastra e pode editar as informações pessoais para criar um currículo online; dá também para adicionar foto de perfil, indicar onde está localizado – tudo com controle de privacidade.

  • A parte de “Notícias”, com reportagens sobre o mercado de trabalho, cotidiano, eventos da UNESP e atividades dos egressos.

  • O “Serviço Acadêmicos” para descomplicar a solicitação de documentos à faculdade. Em vez de ir até a unidade ou mandar e-mail em busca do histórico escolar ou da segunda via do diploma, é possível encaminhar suas demandas por meio desta aba, especificando o pedido.

  • Já na “Biblioteca” o ex-aluno pode acessar livros e artigos acadêmicos do acervo da UNESP de graça onde estiver.

  • “Oportunidades” é a aba do portal direcionada ao mercado de trabalho. Nesta parte serão divulgadas vagas de empregos, na qual o ex-aluno escolhe a opção que se encaixa com o seu perfil profissional e seu currículo (previamente cadastrado no sistema) é encaminhado à empresa; além disso, dá para o ex-aluno oferecer uma vaga de trabalho para usuários da rede.

  • Em “Reconexão”, a rede social do Portal Alumni UNESP, dá para encontrar – ainda que virtualmente – ex-alunos e colegas de turma, trocar mensagens e construir uma rede de contatos pessoais e profissionais.

De volta à sociedade
Estar em contato com quem se formou pela UNESP é um importante indicador do potencial da universidade. Descentralizada, a Universidade Estadual Paulista está em 24 cidades paulistas e se configura como uma rede de desenvolvimento no interior do Estado.

Mais do que acompanhar as unespianas e os unespianos, o Alumni UNESP é uma ação para mostrar à sociedade a contribuição da universidade na formação de profissionais, divulgar os conhecimentos acadêmicos e científicos e ampliar os debates sobre a universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade

ACI Unesp e Portal Alumni Unesp

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *