Araraquara

Uniara conta com um Núcleo de Tecnologias Tridimensionais

Uniara conta com um Núcleo de Tecnologias Tridimensionais
Projeto é fruto da iniciativa de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da universidade

9:52 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018SET12 |

A Universidade de Araraquara – Uniara conta com o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais – NUT3D, fruto da iniciativa de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da instituição. O NUT3D é coordenado pelos professores André Capaldo Amaral e Hernane Barud.

“O projeto tem vários objetivos, sendo um dos principais a difusão do conhecimento. A impressão 3D e a manufatura aditiva são consideradas a quarta revolução industrial na questão da produção de peças, mudando o conceito da indústria porque, diferentemente do tipo de processo que temos hoje, ao invés de comprarmos um sapato, por exemplo, talvez seja possível imprimi-lo e customizá-lo em nossa própria casa”, destaca Barud.

Amaral explica que o Núcleo é um laboratório “com uma pequena infraestrutura, tanto para fazer pesquisas na área de impressão 3D quanto para a parte de extensão, que envolve a coleta de imagens e seus processamentos, para que possam ser convertidas em um formato passível de impressão”.

Ele conta que o NUT3D tem à disposição uma série de softwares para modelagem de imagens 3D. “Já conseguimos imprimir algumas peças com uma máquina, tida como doméstica, com a capacidade de imprimir filamentos. Isso tem sido usado para pesquisas do PPGB/MRQM e para contribuir para algumas atividades de extensão com os ensinos fundamental e médio, além de planejamentos pré-operatórios”, destaca.

O laboratório permite ainda, de acordo com o coordenador, “o desenvolvimento da parte científica e o aumento das atividades que podemos prestar para o Núcleo”. “Isso acaba possibilitando a participação de alunos de graduação e pós-graduação. Já fizemos algumas atividades envolvendo também estudantes de uma escola de Araraquara, por meio de uma parceria”, revela.

Em um dos projetos em desenvolvimento no NUT3D, relacionado à pesquisa, Amaral relata que “tivemos a impressão de suportes de ácido polilático – PLA que foram utilizados em pelo menos duas dissertações de mestrado do Programa, envolvendo a impressão de suportes de PLA para a medicina regenerativa óssea”. “Além disso, o laboratório também tem sido usado, sobretudo por meio de parcerias, para a possibilidade de prestarmos tanto o suporte às escolas quanto para o oferecimento de serviços de planejamento pré-operatório”, completa.

Em relação ao projeto em andamento que envolve a interface com escolas, Barud complementa que “tanto os alunos podem ir à Uniara quanto podemos levar nosso showroom para as escolas, apresentando peças e mostrando o que é a impressão 3D, e as diferenças em relação à impressão comum”.

Outro ponto mencionado é que, segundo ele, pouco se conhece sobre o assunto no Brasil. “Portanto, o Núcleo tem como mote difundir isso em escolas e para a comunidade em geral, além de poder também ser possível fazer planejamentos de cirurgias guiadas e outros processos do gênero”, aponta.

Amaral lembra que o NUT3D é atrelado ao Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, em Campinas, “sendo que já foram feitos dois planejamentos pré-operatórios na cidade”. “Temos mais dois casos em andamento, que também são, em parte, conduzidos no NUT3D”, finaliza.

Mais detalhes sobre o NUT3D da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/nut3d. Informações sobre o PPGB/MRQM da instituição podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *