Araraquara

Uniara já conta com Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

|  IDNews | Assessoria de Imprensa Uniara | Foto: © Uniara

Solenidade de inauguração do LATEF foi realizada na última quinta-feira, dia 21, na unidade II da universidade

Na última quinta-feira, dia 21 de março, foi inaugurado o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica – LATEF, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara. A solenidade contou com três palestras, realizadas na unidade II da instituição.

A primeira, intitulada “Bioinseticidas e controle biológico de pragas na Agricultura: Desenvolvimento de formulações, parceria FAPESP – Instituto Biológicos/APTA/SAA-SP – UNIARA”, foi ministrada pela diretora e pelo pesquisador do Instituto Biológico de Campinas, Ana Eugênia Carvalho Campos e José Eduardo Marcondes de Almeida, respectivamente.

Em seguida, Luciana Alves Tacon, da empresa Labmaq do Brasil, explanou sobre “Princípios básicos da secagem por spray dryer” e, finalizando as atividades, o engenheiro de materiais da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e da TA Instruments Brasil, Wilman Roberto Tercariol, ministrou a palestra “Reômetro: uma importante plataforma de caracterização das propriedades físicas (Viscoelasticidade) dos materiais”.

Logo após, os presentes foram conhecer as instalações do LATEF. “O laboratório comporta tecnologias muito usadas na indústria farmacêutica para se fazer escalonamento de materiais e, em especial, tem apoio do Instituto Biológico de Campinas, na pessoa de José Eduardo Marcondes de Almeida, que falou sobre essa interação com a universidade. O projeto é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP”, explica o pesquisador do Grupo BioPolMat, Hernane Barud.

Ele menciona que há dois equipamentos de destaque no local. “Um é muito utilizado pela indústria alimentícia na secagem de produtos como o leite em pó, por exemplo, e o outro é usado para fazer revestimento de medicamentos, como cápsulas. Há poucas dessas unidades na região, então, acredito que irá abrir um horizonte, tanto para o Grupo BioPolMat quanto para a Uniara”, comenta.

Para o coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, o LATEF representa muito para o Programa e para a universidade. “Além da questão da infraestrutura e de equipamentos de ponta, que dão aos nossos pesquisadores e alunos a possibilidade de desenvolverem pesquisas cada vez mais sofisticadas, esse laboratório cria mais uma oportunidade de parcerias de integração com institutos importantes como o Biológico de Campinas, que é um centro de pesquisa avançada e de excelência do governo do estado de São Paulo”, destaca.

O docente aponta que “poder interagir com pesquisadores de ponta como esses e compartilhar nossas expertises e colaborações científicas ampliam tanto o nível das publicações quanto o da formação de nossos alunos”. “Mais uma vez, a Uniara demonstra o potencial e o desejo que tem de, cada vez mais, se desenvolver, apoiada pela pesquisa científica”, finaliza.

Informações sobre o Grupo BioPolMat podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone (16) 3301-7348.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *