Araraquara

Universidade de Araraquara faz 50 anos

Universidade de Araraquara faz 50 anos
   Lei nº 8788/16 instituiu o dia 19 de julho como o Dia da Universidade de Araraquara (Uniara)

10:29 |Assessoria de Imprensa | 2018JUL20  |

Em 1968, com a criação da Associação São Bento de Ensino – ASBE, eram inaugurados os cursos de Administração e Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara. Nascia ali o embrião da Universidade de Araraquara (Uniara). Cinquenta anos se passaram e de lá pra cá a Universidade de Araraquara formou diversos cidadãos araraquarenses, entre eles os atuais parlamentares: José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (PP), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (PP) e Thainara Faria (PT).

Para marcar os 50 anos da Uniara, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara relembram suas experiências durante o seu período acadêmico. Porsani relata com saudosismo sua época de estudante de direito e presidente do diretório acadêmico: “Lá eu fiz grandes amigos que até hoje ainda mantemos contatos e nos reunimos constantemente. Foi através da faculdade Uniara que eu ingressei na política, convencido por um grande professor já falecido, Dr. Alfredo do Amaral Gurgel. Tanto é que logo após minha formatura fui eleito a primeira vez como vereador”. Juliana Damus, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, sobre sua passagem pela instituição declarou: “A Uniara faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. Eu só tenho elogios a fazer a direção, educadores e colaboradores dessa universidade, que escolhi para realizar a minha formação educacional”.

Rafael de Angeli, ex-aluno de publicidade e propaganda, expressa seu grande sentimento pela universidade. “A Uniara é como se fosse o coração de Araraquara. Reconhecida e amada pelos que lá estudaram e se formaram, como no meu caso, ela fez e faz grande diferença na vida de toda a nossa comunidade”. O parlamentar Roger Mendes, graduado em jornalismo, afirmou: “A Uniara tem papel fundamental na formação intelectual de muitos de nós e também pela colaboração no desenvolvimento da nossa Araraquara. Sou grato à Uniara por fazer parte da minha formação educacional e pessoal por meio do seu corpo docente”.

Para Thainara Faria é uma honra fazer parte da história da Uniara. “Hoje, a Universidade de Araraquara, forma cidadãos e exporta conhecimento para todo o Brasil, e comigo não é diferente. Além da formação profissional, a proximidade com os professores me formou como ser humano, os valores e a ética da universidade me ajudam no exercício diário de minhas funções.” E acrescenta que “O valor da Uniara é inestimável para mim e para Araraquara”. Manifestação semelhante tem o vereador Paulo Landim. “Já faz 40 anos que estudei lá e a influência positiva dos professores em minha vida foi muito importante, abrindo horizontes na minha vida profissional e pessoal. A Uniara representa valores importantes para a cidade de Araraquara e toda região”.

Desde 2016, a Uniara ganhou seu espaço no calendário municipal, através da Lei Ordinária nº 8788 que instituiu o dia 19 de julho como o Dia da Universidade de Araraquara (Uniara). Sobre esse marco na história da universidade, o reitor da instituição, Professor Doutor Luiz Felipe Cabral Mauro falou à Câmara: “São 50 anos de histórias, acreditando que a educação superior transforma vidas. Nestas cinco décadas, formamos profissionais íntegros, capazes de ingressar no mercado de trabalho e fazer a diferença em suas carreiras. Completar meio século de atividades ininterruptas, só foi possível com a união de esforços da diretoria, dos docentes, colaboradores e, acima de tudo, de nossos alunos. A Uniara agradece à Araraquara por abraçá-la por todos esses anos”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *