Araraquara

Vereador encontra funcionários satisfeitos e serviço eficiente em unidade de saúde do município

Vereador encontra funcionários satisfeitos e serviço eficiente em unidade de saúde do município
À frente da coordenação da unidade há mais de uma década, a enfermeira-chefe, Rosy Miriam do Prado, é daquelas pessoas…

16DEZ2017|  7:17   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Equipe médica motivada, espaço limpo e bem cuidado, equipamentos em bom estado, espera de apenas dois dias para consulta, e mapeamento das principais doenças que acometem a comunidade local. Para quem conhece a realidade do serviço público de saúde, o cenário narrado, talvez, só ocorreria em instituições particulares. Mas não. Esta foi a realidade encontrada pelo presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gerson da Farmácia (PMDB), em visita à Unidade de Saúde da Família (USF) “Luiz Alberto Marin Júnior”, no Jardim Pinheiros.

À frente da coordenação da unidade há mais de uma década, a enfermeira-chefe, Rosy Miriam do Prado, é daquelas pessoas detalhistas e organizadas, algo que pode ser observado nos pequenos adornos que humanizam os espaços ou no mapa de controle das enfermidades do território atendido. “Eu gosto de tudo arrumadinho. A maioria dos enfeites eu mesma trago de casa”, contou.

A parceria com a comunidade é algo que funciona muito bem ali. Durante a semana, são promovidos encontros com a população para levantar as principais demandas, fora as oficinas realizadas e as tradicionais festas juninas e de natal, com público estimado em 400 pessoas.

Com o domínio da técnica e devoção à Santa Apolônia, de quem assegura receber ajuda, a dentista Maria José Formariz atende, aproximadamente, dez pacientes por dia. “Nós trabalhamos com todas as idades e também oferecemos serviço de higiene bucal na casa das famílias”, relatou. Além dela, mais 12 pessoas compõem a equipe, entre médico, terapeuta ocupacional, agentes comunitários de saúde e profissionais da limpeza.

Sem fila

Há dez anos na instituição e acompanhando cerca de três mil pessoas, de 1015 famílias, o médico especialista em saúde da família, Doutor Cleiton Luiz de Andrade, é convicto em afirmar que uma atuação efetiva na atenção primária de saúde traz benefícios à sociedade, com diminuição das mortes por doenças crônicas e redução de custos com internações e procedimentos de alta complexidade.

“Houve uma queda de 40% de pacientes encaminhados às Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), além de uma diminuição de tempo de espera para consulta de dois meses para dois dias”, citou o médico. Ele credita os resultados alcançados à adoção, há dois anos e meio, do Acesso Avançado (AA), um sistema moderno, que consiste em agendamento médico no mesmo dia ou em até 48 horas após o contato do usuário com o serviço de saúde.

O trabalho desenvolvido na USF vai ao encontro do que pensa o vereador Gerson: “Saúde é prevenção. O investimento é mais barato e, em longo prazo, é mais benéfico para todos”, pontuou o parlamentar.

Problemas

Apesar da boa estrutura e dos pontos positivos no serviço prestado, a unidade enfrenta problemas com cupins em todos os batentes das portas e infiltrações em algumas paredes. Além disso, os funcionários anseiam pela construção de um quiosque na área externa, para abrigar as atividades físicas e artesanais desenvolvidas com a comunidade. “Todas essas reivindicações foram anotadas e serão encaminhadas ao setor competente”, afirmou Gerson da Farmácia.

Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmbLgGxz

www.idnews.com.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *