Araraquara

Vereador propõe concurso público de projetos para ocupação da área dos trilhos

Vereador propõe concurso público de projetos para ocupação da área dos trilhos
Pedro Baptistini propõe concurso público de projetos para ocupação da área dos trilhos

25NOV2016| 9:10
Imprensa CAM

A futura ocupação da área dos trilhos e oficinas da estrada de ferro que cruza o Município de Araraquara será tema de concurso público para elaboração de Projeto Urbanístico. A proposta é do vereador Pedro Baptistini, que apresentou Projeto de Lei, na Câmara Municipal.

Segundo o Parlamentar, um concurso público para a ocupação de uma área com extensão de seis quilômetros e cerca de 1 milhão de metros quadrados coloca Araraquara no mapa dos grandes debates sobre projetos urbanísticos no âmbito nacional. “Isso deve atrair propostas baseadas em soluções concretas criativas, ousadas, inteligentes e factíveis de serem realizadas”, assegura o Vereador.

Leitura do Plano Diretor

O trecho referente à dominada Orla Ferroviária compreende os extremos entre a Avenida Luis Alberto e região do Armazém da Cargil. Os princípios sustentáveis e harmônicos com as edificações existentes, além de paisagismo com atributos estéticos e de importância vegetal, devem compor as diretrizes arquitetônicas do projeto.

Baptistini afirma que o Plano Diretor determina que 30% da área deverá ser utilizada para implantação de equipamentos urbanos, sociais e esportivos, sistema viário e mobilidade urbana; e 70% para o paisagismo, lazer contemplativo e dinâmico, e sistema de drenagem e manejo de águas pluviais. “O projeto deve fazer uma leitura do que já está definido no Plano Diretor para ocupação da área. Além disso, precisa considerar os complexos que devem ser preservados, como Estação Ferroviária, Rotunda e áreas específicas de valor histórico”, disse.

O Projeto Urbanístico vencedor do concurso público passará depois por apreciação da população e associações representativas, através de Audiências Públicas e ser referendado pela Câmara Municipal.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *