Araraquara

Vereador propõe parceria da Prefeitura com Farmácia Solidária

Vereador  propõe parceria da Prefeitura com Farmácia Solidária
Em sua fala, Rafael de Angeli explicou que o programa, já existente na cidade e de …

 23JAN2017| 16:34
 Imprensa CAM

Na Sessão Ordinária de terça-feira (21), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) propôs que a Prefeitura de Araraquara firme parceria com a “Farmácia Solidária”, de iniciativa de um grupo de voluntários, ampliando sua atuação e seus benefícios para as pessoas com dificuldades em adquirir os medicamentos de que mais necessitam, principalmente de baixa renda e idosos. Além disso, o pedido do vereador tem também o objetivo de chamar a atenção para a necessidade da disseminação da cultura do reaproveitamento, em contrapartida à arriscada prática da automedicação, retirando das residências medicamentos que não estão mais sendo utilizados.

Em sua fala, Rafael de Angeli explicou que o programa, já existente na cidade e de finalidade social, recebe em doação todo e qualquer medicamento que esteja bem armazenado – em caixa aberta, fechada ou avulso e dentro do prazo de validade – não mais utilizado pelo cidadão, que possa ser doado e recebido pelos cadastrados, gratuitamente. As farmacêuticas fazem rigorosa triagem nos medicamentos recebidos, conferindo validade e condições de uso. A distribuição é feita mediante apresentação de prescrição médica – pública ou particular – com receitada datada, carimbada e assinada, dentro do prazo de validade de trinta dias.

Dá certo em várias cidades

O vereador deu exemplos de práticas semelhantes que já se consolidaram em algumas cidades. “O programa ‘Farmácia Solidária’ foi eleito o melhor projeto entre dez iniciativas em votação popular, pelo site do Jornal Diário Catarinense em 2016. Atualmente as duas cidades com maior índice de reaproveitamento de medicamentos são Blumenau e Criciúma”, explicou.

Rafael de Angeli acredita que em Araraquara o programa também pode dar certo, uma vez que a Farmácia Solidária atende 50 pessoas e entrega 60 medicamentos por dia. “Tenho certeza de que colheremos os frutos de uma boa ação como esta, que incentiva aquilo que já é realidade, reconhecendo as boas práticas de solidariedade”, concluiu o parlamentar. A Farmácia Solidária de Araraquara está localizada na Rua Voluntários da Pátria, número 1096.

Setor de Imprensa
Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *