Araraquara

Vereador verifica demandas do CAPS II

Vereador verifica demandas do CAPS II
O CAPS II conta com 12 funcionários, nas áreas de enfermagem, assistência

18MAI2017| 16h49 - IMPRENSA CAM

Atendendo pacientes com transtornos mentais graves, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, localizado no Jardim Primavera em Araraquara, necessita de manutenção em sua estrutura física, que há mais de sete anos não passa por reformas. Essa foi a principal demanda destacada ao vereador Roger Mendes (PP) em sua visita à instituição nesta quarta-feira (17).

“Meu objetivo com essa agenda é verificar as dificuldades dessa instituição e auxiliar em tudo que for possível, pois o trabalho realizado aqui é essencial para a sociedade”, destacou o parlamentar.

O CAPS II conta com 12 funcionários, nas áreas de enfermagem, assistência social, médica, recepção e limpeza.

De acordo com a enfermeira Viviane Ferreira, o centro atende, atualmente, 250 pacientes ativos, ou seja, que estão frequentando o local em busca de tratamento para crises psicóticas. O serviço é oferecido a todos os cidadãos que tenham transtornos mentais graves e os pacientes não necessitam de encaminhamento.

“Além de atender demandas da rede pública e privada, também trabalhamos de porta aberta. Recebemos pessoas que entram aqui procurando ajuda e tenham esse perfil comprovado por meio de diagnóstico realizado pelos nossos profissionais”, afirmou Viviane.

Após o tratamento especializado, o paciente pode receber alta se apresentar melhora ou continuar frequentando o centro por tempo indeterminado. No entanto, o objetivo da instituição é a reintegração social.

As famílias também são atendidas e recebem orientações sobre como auxiliar o paciente ao longo do tratamento.

As demandas apresentadas estão relacionadas à reforma da estrutura física e à contratação de mais funcionários, a fim de melhorar e expandir o serviço oferecido pelo centro.

Contudo, Viviane afirmou que a nova coordenação já está suprindo essas necessidades. “Estamos mais esperançosos com essa nova gestão, que está mais presente e já atendeu alguns pedidos, como a contratação de uma assistente social”. Quanto à reforma, o Executivo está em processo de compra de materiais.

“Encaminharei à Prefeitura uma indicação, ressaltando a necessidade de urgência no cumprimento dessas providências e cobrarei agilidade”, afirmou Mendes.
Foto: https://flic.kr/s/aHskVdUjaL

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *