AraraquaraSLIDER

Vereadora busca soluções para problemas em Escola Rural

Vereadora busca soluções para problemas em Escola Rural
“É revigorante chegar aqui e ver esse espaço tão distinto das escolas que temos na cidade

19AGO2017|  11:18   -  IMPRENSA CAM

Atendendo filhos dos assentados de uma região que possui cerca de 400 sítios, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria de Lourdes Silva Prado”, popularmente conhecida como “Escola do Campo”, tem uma atmosfera diferente. Com espaços ao ar livre e muito verde, a instituição atende aproximadamente 200 crianças que disfrutam de um intenso contato com a natureza.

“É revigorante chegar aqui e ver esse espaço tão distinto das escolas que temos na cidade. O ar é diferente, o semblante das crianças também”, disse a vereadora Thainara Faria (PT), que visitou a escola. Além de conhecer melhor a unidade, a parlamentar buscou saber da equipe se existem problemas a serem encaminhados.

A primeira diferença em relação a outras escolas, segundo a diretora Lucia Helena Pani, é a biblioteca. “Nosso serviço é totalmente manual! Isso dificulta a retirada e o controle dos livros. Na cidade existe um sistema específico para a realização desse trabalho, e o ideal seria implantá-lo aqui também”, afirmou.

Lucia apresentou conquistas realizadas pelo Conselho Escolar. Segundo ela, muitas melhorias foram feitas através de verbas destinadas à escola, através de propositura e votação dos membros. “É uma maneira de realizarmos benfeitorias que nos ajudam no dia a dia”, ressalta.

Na cozinha as funcionárias encontram dificuldades, pois a logística é complicada. Para assar um alimento, por exemplo, é necessário ir até o outro prédio, onde está instalado o Centro de Educação e Recreação. “Nossa cozinha é pequena e está ligada a uma sala, o que dificulta, por exemplo, no momento da limpeza”, disse uma servidora. A sugestão da equipe é fechar um corredor que traz transtornos, transformando-o em depósito, e abrir uma nova porta para acesso dos alunos.

“Apresentamos a questão dessa reforma e da necessidade da construção de uma unidade de saúde em frente à escola no Orçamento Participativo, porém, a mobilização da população não foi suficiente para a conquista”, lamentou a diretora. Em sua opinião, também é necessário ampliar o prédio, pois os acampamentos na região estão aumentando a procura por vagas.

“É importante conhecer a unidade para entender suas necessidades e poder trabalhar junto ao Executivo por melhorias”, finalizou Thainara.

Projeto sustentável

A EMEF, tem uma importante parceria com a comunidade, pela qual os recicláveis recolhidos na escola são entregues a uma família que trabalha com esses materiais. Em contrapartida, são fornecidas mudas utilizadas na horta da escola.

“Encontramos uma maneira de ajudar a comunidade, contribuindo com a geração de renda dessa família, bem como a de seus funcionários, e somos agraciados com plantas para cultivar em nossa horta. É uma parceria perfeita! ”, enfatizou Lucia.

Fotos em: https://flic.kr/s/aHsm2AdC6x

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *