Araraquara

Vereadores assumem compromisso com ações da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Vereadores assumem compromisso com ações da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Secretaria apresentou projetos e necessidades para a efetivação das ações da pasta


Na tarde da quarta-feira, dia 16, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara participaram de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O objetivo dos parlamentares é conhecer as necessidades da pasta, visando garantir melhores condições de funcionamento dos serviços e garantia de recursos financeiros para os próximos anos, por meio do Plano Plurianual – PPA, peça fundamental das finanças públicas para planejamento ao longo dos próximos quatro anos. A reunião foi organizada pela comissão permanente de

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Municipal de Araraquara.
Proteção a mananciais hídricos, nascentes e rios que correm dentro da cidade e em toda a região urbana; poda de árvore, plantio e reflorestamento; vegetação urbana, cuidados com a fauna, manutenção da arborização, fiscalização, educação ambiental e sustentabilidade são apenas algumas das questões cuidadas pela secretaria e que fizeram parte da conversa entre vereadores, o secretário da pasta – José Carlos Porsani e servidores.

Uma das necessidades é que se faça um inventário das árvores do município e isto precisa de recursos públicos. Apenas parte das árvores estão inventariadas e somente na região central da cidade. Outra demanda está na locomoção dos funcionários, para atendimento de fiscalização e outras atividades. Há um rodízio para o uso dos carros e algumas atividades estão prejudicadas, sem visitas nos locais. Apenas três fiscais estão atuando na pasta, o que não atende à demanda. Quando há uma denúncia de poda drástica em andamento, os servidores da pasta não se conseguem realizar qualquer tipo de ação imediata.

Ajudar a normatizar processos, criar condições para que sejam feitas parcerias com o setor privado e outras necessidades da secretaria, além de buscar recursos, são algumas das possiblidades de ajuda que os vereadores compreenderam que podem fazer no Legislativo.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade foi recriada no início deste ano e portanto, ainda está em fase inicial de funcionamento.

As atividades que a pasta está absorvendo eram executadas por setores do Departamento Autônomo de Água e Esgoto. Diversos projetos e ações foram apresentados aos vereadores, que se comprometeram a ajudar, coletiva e individualmente, a todas as atividades da pasta.

Participaram da reunião os vereadores Luna Meyer, Fabi Virgílio e Marcos Garrido – integrantes da comissão permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Municipal de Araraquara; Paulo Landim, Lucas Grecco e Thainara Faria; assessores dos vereadores Guilherme Bianco, Rafael de Angeli, Carlão do Joia; o secretaria José Carlos Porsani e servidores da pasta; Ana Carolina Marcondelli, presidente de Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA; Carolina de Mattos Galvão, coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura; Isabella Mattos, orientanda de mestrado do professor Rafael Alves Orsi, do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Ambiental – NEDUA – da UNESP Araraquara e o advogado Marcelo Catalani.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *