Araraquara

Vereadores cobram explicação sobre atendimento de pacientes com Covid-19 

Vereadores cobram explicação sobre atendimento de pacientes com Covid-19 

Uma jovem de 26 anos foi a óbito no último domingo; nas redes sociais, amigos reclamam da demora para internação da paciente na UTI

IDN – ARARAQUARA

A morte da jovem de 26 anos, Thainá de Cássia, ocorrida no domingo (31) e o desencontro de informações referentes às vagas ocupadas por pacientes positivados por Covid-19, principalmente em UTIs, motivaram os vereadores Luna Meyer (PDT) e Marchese da Rádio (Patriota), a protocolarem na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal de Araraquara, o Requerimento nº 90/2021, pedindo informações da Prefeitura sobre a estrutura de atendimento na cidade.

Segundo a parlamentar, as notícias que circulam sobre a morte da jovem precisam ser esclarecidas. “A gente ouve falar que ela foi a óbito por conta de uma negligência no atendimento. Mas, para gente cobrar a responsabilidade, precisamos de respostas”, frisa Luna. Ela entende “que não dá para mudar o que aconteceu com a jovem, mas, por meio da fiscalização no protocolo, é possível ajudar a evitar que o mesmo ocorra com outras pessoas”.

Para Marchese, a Secretaria da Saúde tem feito um bom trabalho, mas, como os casos aumentaram consideravelmente na cidade, talvez seja necessária mais atenção de todos. “A gente sabe que é difícil conter essa pandemia, que registrou mais de 10 mil casos somente em Araraquara. Mas, se em algum momento ocorreu negligência no atendimento, levando o doente à morte, é preciso que saibamos. Desta forma, vamos cobrar uma política de atendimento mais adequada à situação”.

O documento

O Requerimento protocolado pede informação sobre a quantidade de leitos de UTI e Semi-UTI, e destes, quantos contam com respiradores para atendimento emergencial. Além disso, pede explicação sobre o protocolo adotado quando não há vagas disponíveis para atendimento a pacientes positivados com o novo coronavírus.

Diariamente, chegam aos gabinetes reclamações de pessoas dizendo que aguardaram atendimento na UPA junto dos demais pacientes, sem que houvesse um isolamento dos suspeitos de Covid-19. Portanto, os vereadores também pedem informação sobre como é organizado o primeiro atendimento após a triagem, para evitar um possível contágio no local que dá assistência em saúde.

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *