Araraquara

Vereadores participam da inauguração da fábrica da Hyundai-Rotem

Vereadores participam da inauguração da fábrica da Hyundai-Rotem, Foi inaugurada nessa quarta-feira, dia 30, em Araraquara, a nova unidade industrial da Hyundai-Rotem (ligada ao Grupo Hyundai Motors )

Uma das mais modernas fábricas de trens e composições ferroviárias do mundo. É a primeira planta da multinacional sul-coreana instalada no Brasil, com um investimento de R$ 100 milhões e estimativa de geração de 300 novos empregos.

O presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB), e os vereadores Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), William Affonso (PDT), Jair Martineli (PMDB), Gérson da Farmácia (PMDB), Geani Trevisóli (Democratas) e Dr. Helder (PTB) prestigiaram o evento de inauguração. “Com esta fábrica a Hyundai-Rotem traz para Araraquara geração de empregos e um valor agregado de alta tecnologia, que representa um grande ganho para a arrecadação do município e também para as exportações do país”, disse Chediek.

Formaram a frente de honra do evento o governador Geraldo Alckmin, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee, o CEO mundial da Hyundai-Rotem, Seung-tack Kim, o prefeito Marcelo Barbieri, o deputado estadual Roberto Massafera, o secretário estadual de Logística e Transportes Duarte Nogueira, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni e o presidente da Investe São Paulo Juan Quirós.

Localizado às margens da Rodovia Antônio Machado, o complexo tem capacidade de produção de 200 carros por ano e já está com sua linha de montagem ativa. Foi erguido em uma área total de 150 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída. É a segunda maior fábrica da Hyundai Rotem no mundo, que visa atender também a América Latina. A empresa já está produzindo 30 trens modernos, com oito carros cada, para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A previsão é de que comecem a circular ainda em 2016. A empresa também está produzindo trens e composições ferroviárias para o transporte público de Salvador (BA).

O governador falou de novos investimentos em Araraquara no setor ferroviário. “Nós temos um grande entroncamento ferroviário e uma recuperação da história da cidade e com foco no futuro”, comentou. “Estamos empenhados junto com o Governo Federal para a criação dos chamados trens intercidades. Para poder aproveitar as áreas lindeiras das antigas Estradas de Ferro. Com isso, o custo da implantação cai muito pois não tem desapropriação”.

O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu o apoio do governador Alckmin, da Investe São Paulo, do deputado Roberto Massafera e da Câmara Municipal, que votou todas as leis necessárias à implantação da empresa no município. Destacou ainda o sentido social da Hyundai-Rotem, que doou 600 livros para as creches da cidade, fez uma parceria com o Fundo Social e o Senai para a qualificação profissional e participou do carnaval deste ano. “É uma empresa que vem para se integrar à cidade. A Coréia é um exemplo de desenvolvimento através da educação. Em maio, participarei de uma visita oficial à Coréia para firmar um convênio com o governo daquele país para a criação do primeiro curso no Brasil de engenharia ferroviária, a ser implantado na Fatec de Araraquara”, disse o prefeito.

O presidente da Hyundai-Rotem Brasil, Sungha Jun, disse que, “em termos logísticos, Araraquara nos oferece uma localização estratégica. Trouxemos para cá o que há de melhor em tecnologia e inovação, na fabricação de trens e composições ferroviárias  que ganham cada vez mais importância na medida que ajudam a solucionar os problemas de mobilidade urbana nos grandes centros. Nossa unidade, aqui no interior paulista, vai atender não apenas as demandas do Brasil mas também de toda a América Latina”, declarou.

A unidade recebeu apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimento e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

i_d_P&B

Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *