Araraquara

Vereadores participam de assinatura de convênio para inventário da arborização

Vereadores participam de assinatura de convênio para inventário da arborização

Presidente da Câmara, Elias Chediek articulou ação com a Uniara

O presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB), a vice-presidente Edna Martins (PSDB) e os vereadores Adilson Vital (PV), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), Gerson da Farmácia (PMDB), Jair Martineli (PMDB), Roberval Fraiz (PMDB), Rodrigo Buchechinha (SD) e William Affonso (PDT) participaram da assinatura do convênio entre Prefeitura e Uniara para inventário da arborização na região central de Araraquara na tarde de terça-feira, 2 de fevereiro, na sala de reuniões da Prefeitura. O documento foi assinado pelo prefeito Marcelo Barbieri e a representante do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), profª drª Celi Vasques Crepaldi.

De acordo com Chediek, responsável pela articulação da ação junto a Uniara, será feito um levantamento das árvores com dados sobre localização, espessura de caule, espécie, altura de caule entre outras informações. “Esse relatório vai servir para sabermos em que condições essas árvores estão e, caso seja preciso, substituí-las. Efetuamos reuniões na Câmara e na Uniara e agora começamos o trabalho de campo com a colaboração dos universitários. É muito importante termos um banco de dados para sabermos aproximadamente quantas árvores temos no Centro, as espécies que abrange o São José, Carmo até o Santa Angelina e depois estender o estudo para outros bairros”, disse o vereador.

Barbieri destacou a relação da Prefeitura com a Uniara e a atuação de Chediek nesse processo. “A Uniara é uma grande parceira do Município nas áreas de saúde e educação e agora também no Meio Ambiente. Com estudo técnico, o mapeamento de manutenção das árvores será mais eficiente. Agradecemos os professores e alunos da Uniara envolvidos no planejamento e a iniciativa do vereador, presidente da Câmara, Elias Chediek”, completou o prefeito.

Para Celi Crepaldi, “a parceria é um trabalho profícuo para os alunos do curso de Biologia colocarem em prática o aprendizado teórico e colaborarem na recuperação das árvores da cidade”.

Os universitários irão elaborar um diagnóstico, caso a caso, e inseri-lo em banco digital. Com o mapeamento, a Secretaria de Meio Ambiente será mais ágil para identificar as árvores que necessitam ser recuperadas, avaliar as características fitossanitárias e classificar as espécies, relata o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Delle Piagge.

A liberação de uma emenda de mais de R$ 580 mil do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) está sendo aguardada para a compra de equipamentos (como caminhões e motosserras) que serão utilizados na segunda etapa do projeto, que inclui, entre outras ações, corte, poda e substituição de árvores.

Prestigiaram o evento ainda o vice-prefeito Coca Ferraz e os secretários municipais Aluisio Braz, Boi (Governo, Esporte e Comunicação), José Antônio Delle Piagge (Meio Ambiente), Valter Rozatto (Obras e Serviços Públicos), Arary Ferreira (Educação), Fernando César Câmara (Direitos Humanos), Fernando Guzzi (Agricultura), José Carlos Porsani (Desenvolvimento Social), além do diretor administrativo do Daae, Paulo Piffer, e funcionários da Prefeitura.

Na ocasião, o prefeito também homologou dois contratos para a zeladoria em terrenos públicos, ruas e avenidas de diversos bairros com serviços de capina, roçada, raspagem, corte e poda de árvore por empresa contratada. O investimento nos dois contratos totaliza R$ 2,1 milhões. Além da mão-de-obra, a empresa fornecerá veículos, caminhões, máquinas e engenheiro agrônomo responsável pelo acompanhamento das operações.

Luiz A Zakaib
i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *