Araraquara

Vereadores Roger e Magal sugerem projeto de lei para criação de ciclofaixa em Araraquara

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas para o lazer, integração, e uma vida saudável em Araraquara, os vereadores Roger Mendes (Progressistas) e Cabo Magal Verri (MDB), em conjunto, sugeriram e encaminharam para a Prefeitura um modelo de projeto de lei para a implantação de sistema de ciclofaixa que poderá ser utilizado pelo Executivo no momento oportuno, permitindo, com isso, que sejam feitas as adequações que forem necessárias para tornar realidade a pretensão em questão.

De acordo com os parlamentares, a construção de um sistema como esse na cidade tem o propósito incentivar o uso da bicicleta que vem ganhando espaço como alternativa para o transporte urbano em várias cidades do Brasil, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Segundo eles, também deve-se levar em conta que andar de bicicleta é uma atividade prazerosa e saudável, seja quando realizada individualmente ou em grupo, com os amigos e/ou familiares. No entanto, algumas pessoas não conhecem os benefícios trazidos pelo ciclismo.

Há inúmeras razões plausíveis para que a cidade invista em ciclofaixas, como, por exemplo, o fato de doenças cardiovasculares poderem ser prevenidas com a prática esportiva, como andar de bicicleta regularmente, que faz com que seja possível estimular e melhorar a saúde dos pulmões, coração e, principalmente, a circulação sanguínea.

Outra coisa é que exercício físico beneficia diretamente na luta contra o diabetes, já que o sedentarismo é tido como uma das principais razões para o desenvolvimento da doença. Pedalar contribui para que os níveis de glicose na corrente sanguínea se mantenham constantes, reduzindo o risco de adquirir essa condição.

Tanto para Magal quanto para Mendes, é importante frisar, ainda, que as ciclofaixas são indicadas para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz, sendo certo que o custo para a sua implementação fica muito mais viável que a construção de uma ciclovia, pois utiliza a estrutura viária já existente e que, no mesmo sentido, as ciclofaixas irão oferecer uma alternativa de lazer e integração de bairros circunvizinhos, pois incentivam o hábito saudável de fazer atividades físicas e as relações sociais, além de  instigarem a prática de um esporte ecologicamente correto, pois não polui o meio ambiente.

Outra vantagem é que o comércio local ganharia novo fôlego, principalmente nos serviços de entrega.

Para ambos, a bicicleta traz muitas vantagens, tais como melhora a qualidade de vida da população como um todo, além de ser um veículo de baixo custo se comparado ao automóvel, que consome muito combustível, principalmente nos horários de pico, quando sua velocidade está mais baixa e o tempo de queima de combustível é maior, aumentando ainda mais a emissão de poluentes.

Mas uma das questões mais importantes é no que se refere ao esporte e ao meio de transporte, pois o incentivo ao ciclismo também é uma forma de inclusão social, pois pedalar é uma alternativa para se locomover, mais barata e acessível à população, sendo um meio de transporte muito utilizado nos países do primeiro mundo e, nesse caso, as ciclofaixas irão servir de rota segura para quem diariamente vai ao trabalho, escola ou lazer.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *