Araraquara

Vinho de sobremesa: uma combinação naturalmente doce

Vinho de sobremesa: uma combinação naturalmente doce
Professor do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro explica como a bebida pode ser consumida

15:24 |ID News/Fernanda Chiossi|2018AGO08| 

O nome não é tão popular, mas a bebida existe e faz as vezes de licores. “Por ser naturalmente doce, por causa do açúcar da fruta, o vinho de sobremesa agrada à maioria dos paladares e pode ser consumido depois das refeições ou acompanhado de uma sobremesa”, explica Richard Sbravati, professor do curso Básico em Vinhos do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Para que dê certo a harmonização entre o doce e a bebida, alguns cuidados são necessários. Se a sobremesa é mais refrescante, como um sorvete ou pavê de frutas, o ideal é que o vinho também siga a mesma linha. Se o doce tem chocolate ou café como ingrediente principal – brigadeiros e trufas, por exemplo -, o vinho deve ser mais forte e encorpado. “A bebida precisa complementar a sobremesa e vice e versa, sem anular ou ressaltar”, reforça Richard.

O professor também destaca que essa categoria de vinho existe nas versões branco, rosado e tinto, o que colabora bastante com o processo de harmonização: “O principal segredo está em equiparar a quantidade de açúcar do doce com a do vinho de sobremesa”.

 Formação na área

Para os interessados em conhecer mais sobre o universo dos vinhos, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro oferta o curso de curta duração Básico em Vinhos, que traz em sua grade estudos da história do vinho, processos básicos e vinificação, identificação dos principais tipos da bebida com degustação, além de cultura, geografia, uvas, povos e técnicas em relação à produção do vinho doce ou vinho de sobremesa.

“Indicado para quem deseja atuar na área de hospitalidade, turismo e alimentação, o curso é perfeito também para aqueles que buscam oportunidades em confrarias, sociedades ou clubes destinados à degustação de vinhos, mesas de degustações e reuniões de enófilos”, sugere Richard.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/universitariosaguas.

Serviço:

Básico em Vinhos

Data: de 25 a 27 de setembro de 2018

Horário: ás terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 16 horas

Local: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro

Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/universitariosaguas

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *