Araraquara

Visita ao Mapa faz parte da programação Setembro Verde & Azul

Visita ao Mapa faz parte da programação Setembro Verde & Azul

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

No sábado (21), aconteceu visita monitorada com Libras no Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), com integrantes do Instituto Idioma Surdo

IDN/Interior/Araraquara

A visita faz parte da programação Setembro Verde & Azul, mês de conscientização à inclusão e que dá visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência.

Também estiveram presentes a presidente do Instituto Idioma Surdo, Vilma Schiavinato, o diretor do Instituto Idioma Surdo, Théo Bratfisch, e a superintendente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lígia Celante.

Lígia conta que ficou maravilhada com a visita ao local e agradeceu pela oportunidade.  “Maravilhosa manhã ao lado de pessoas queridas. Foi incrível a visitação ao Mapa.”

Vilma ressalta que uma turma do curso de Livras do Senac também esteve presente à visitação, pois queriam ver Libras em ação e que essa visitação tem toda uma importância, a partir do momento em que eles (surdos) podem ter acesso a um maior número de informações, coisa que não teriam se somente entrassem no Museu e fossem ler os textos explicativos que lá se encontram. “O nosso Português em Libras é diferente do Português que as pessoas que não utilizam Libras conhecem. Então, por exemplo, se for em Libras a história dos dinossauros, rastros e fósseis, quem habitava Araraquara há dez mil anos atrás, eles acabam adquirindo o conhecimento em sua totalidade. Isso também vale para a visita que foi feita ao Museu do Futebol.”

Vale lembrar que os parlamentares Roger Mendes (Progressistas) e Elias Chediek (MDB) são autores, respectivamente, das leis que instituíram e incluíram no Calendário Oficial de Eventos do Município o Setembro Azul (Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas) e o Setembro Verde (visibilidade à inclusão da pessoa com deficiência).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *