Gastronomia & Saúde

Volta às aulas pede lanches saudáveis

Volta às aulas pede lanches saudáveis
   Com criatividade e planejamento é possível preparar uma alimentação saborosa e que faz bem à saúde

7:39|FOLHA DE PERNAMBUCO |2018JUL20| 

A rotina de quem tem filhos pequenos é sempre atribulada e, com o fim das férias, entre as muitas tarefas, os pais voltam a se preocupar com o preparo do lanche que será levado para a escola. Não é fácil montar uma lancheira que agrade à criançada, especialmente diante da concorrência com petiscos, salgadinhos, biscoitos e outros alimentos disponíveis nos supermercados e na própria cantina escolar.

Para Lucas Teles de Andrade, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, estimular e incentivar o hábito alimentar saudável entre as crianças é um desafio constante, ainda mais quando os coleguinhas não seguem a mesma linha e consomem salgadinhos e sucos industrializados no recreio, por exemplo.

 “Para uma boa alimentação, é preciso saber escolher os ingredientes, se adaptar aos novos sabores, ler rótulos e conhecer os componentes dos produtos, mas isso nem sempre é fácil”, ressalta Lucas. O professor incentiva os pais a evitarem os alimentos industrializados na lancheira, itens que possuem alto índice de sódio e açúcares, e substituir refrigerantes e sucos industrializados por sucos naturais, chás ou água. Os alimentos liberados são aqueles que contêm baixos teores de gordura, ricos em ferro, proteínas, cereais e frutas.

Com criatividade e planejamento, é possível elaborar um cardápio e adaptar o que será consumido ao longo da semana. “Além de economizar tempo e dinheiro, é uma boa forma de apostar na variedade dos alimentos a serem incluídos nas refeições. Essa prática lança aos pais o desafio de criar pratos adequados sob o ponto de vista nutricional e os estimula a desenvolver uma atividade culinária”, destaca Lucas.

E, para evitar que os alimentos percam text

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *