Araraquara

Vulnerabilidade social precisa ser combatida em todos os eixos

Vulnerabilidade social precisa ser combatida em todos os eixos
Dentre as ações previstas em seu plano de governo estão atenção às pessoas em situação de rua e vítimas de violência

9.30| 25SET2016
Aluisio Braz

“Cuidar das pessoas” é o compromisso do candidato à prefeitura Aluisio Boi em Araraquara. Em seu plano de governo, há propostas para todas as áreas de interesse social, inclusive para as pessoas que estão em situação de rua e são vítimas de violência.

Hoje, a cidade oferece acolhimento nas unidades do Centro Pop e Casa Transitória, além de uma parceria com a Associação São Pio.  Em números absolutos, somente no ano passado, mais de 630 pessoas foram acolhidas no Centro Pop e outras 538, em situação de rua, foram atendidas pela Casa Transitória.

Mesmo com números consideráveis, o candidato à prefeitura defende a ampliação dos atendimentos da Casa Transitória às pessoas nessa situação, além de fortalecer as equipes e a estrutura de trabalho do Centro Pop. Outra medida é a integração dos serviços oferecidos pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com o setor da saúde, para tratamentos de droga e alcoo­lismo.

“As pessoas não estão nessa situação aleatoriamente, há todo um contexto social que precisa ser analisado. A grande maioria dessa população está envolvida com algum tipo de droga, seja álcool ou até mesmo outras ilícitas. O que deve ser trabalhado são as situações que levam as pessoas a estarem nas ruas e combater cada uma delas”, justifica Aluisio Boi.

 Voltado as políticas sociais e de combate à desigualdade social, Boi ressalta o importante papel dos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social), que são referência para 27 mil famílias de Araraquara e que, somente em 2015, atenderam 5 mil delas.

Outra importante ferramenta de interesse social é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que oferece apoio às pessoas em situações de risco e vítimas de qualquer tipo de violência. Até 2015, a unidade atendeu mais de 540 famílias, 120 idosos e 66 adolescentes em medidas sócio educativas.

“O CREAS desenvolve um trabalho fundamental, porém precisamos fortalecer o Centro da Juventude, através da realização e ampliação da oferta de cursos e expandir as oportunidades de educação, esporte, cultura e lazer para toda a cidade e, desta forma, combater qualquer tipo de vulnerabilidade e violência”, justifica Aluisio Boi.

Segundo o candidato, os novos núcleos habitacionais, na zona norte da cidade, são a região mais carente desses serviços. Para atender a demanda, Aluisio Boi destaca a necessidade de levar os equipamentos públicos para a região.

“Hoje, o meu compromisso é de equipar essa região, com a construção de duas creches, escola em tempo integral, de dança, além de uma unidade do CRAS. Só quando trabalhamos todos os eixos combatemos a vulnerabilidade social”, finaliza.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *