Ícone do site IDNews

Walter Miranda discute reforma da previdência na Tribuna Popular

Walter Miranda discute reforma da previdência na Tribuna Popular
Miranda, que trabalha na Receita Federal, apresentou dados sobre o sistema de proteção social …

16AGO2017|  7:30   -  IMPRENSA CAM

A Tribuna Popular da Câmara Municipal foi ocupada pelo servidor Walter Miranda de Almeida, credenciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev), para discutir o tema “As reformas aprovadas e previstas pelo governo Temer e o reflexo no município de Araraquara”.

“A nossa maior preocupação é com os trabalhadores mais pobres, os excluídos deste país, que são os que mais sofrem com as reformas do governo que ferem os seus direitos. Uma das principais é a reforma previdenciária”, apontou.

Miranda, que trabalha na Receita Federal, apresentou dados sobre o sistema de proteção social brasileiro, a seguridade social, composta pela previdência, a saúde e a assistência social, destacando suas fontes de financiamento. Ele explicou que, “ao contrário do que é divulgado erroneamente pela mídia, as fontes de financiamento da previdência são muitas. A TV não fala das outras receitas, que são desviadas, e isso não é apurado. Os grandes meios de comunicação mostram somente o fluxo de caixa, o que dá, realmente, a sensação de que a previdência vai quebrar. Mas é uma contabilidade desonesta. Na verdade, há um superávit, embora venha caindo nos últimos anos. Em 2015, o último dado publicado, foi de 11,1 bilhões”.

De acordo com Miranda, entre os problemas reais da gestão da previdência, estão escolhas políticas, como o perdão de dívidas de grandes devedores. “Um problema sério é a alta dívida ativa previdenciária, que supera R$ 370 milhões e tem pouca probabilidade de ser quitada, devido às renúncias fiscais e isenções para grandes empresas”, acrescentou. Apresentando dados coletados pela associação Auditoria Cidadã da Dívida, ele observou ainda que “do orçamento geral da União, no valor de R$ 2,5 trilhões, 43,94% são destinados a juros e amortizações da dívida pública ativa, enquanto apenas 22,54% vão para a previdência social. A saúde, então, recebe apenas 3,9%. A população precisa se manifestar, ir para as ruas, chamar greves gerais, fazer mobilizações fortes, pois essa situação não pode continuar”, concluiu, colocando-se à disposição dos vereadores para discutir o tema de modo aprofundado.

Fotos disponíveis no Flickr da Câmara Municipal: https://flic.kr/s/aHsm6CsbRg

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile