Wi-Fi não é mais seguro; saiba como se proteger

Wi-Fi não é mais seguro; saiba como se proteger
Vulnerabilidade do WPA2 foi relatada na última semana

22OUT2017|  8:15 - Tech - Foto: © Unsplash

Uma pesquisa divulgada na última semana alerta que o protocolo de segurança para Wi-Fi mais popular da atualidade, o WPA2, está comprometido de forma séria. A gravidade do problema chama ainda mais atenção pela escala, já que milhões de gadjets pelo mundo expostos à interceptação de tráfego.

 Se estiverem próximos fisicamente, hackers podem explorar a brecha do WPA2 em qualquer rede Wi-Fi. Em outras palavras, isto significa que sistemas como macOS, Windows, Android, iOS e Linux são afetados pela vulnerabilidade. Portanto, todo cuidado é pouco.

Segundo o site ‘Techtudo’, algumas medidas podem ajudar usuários a se protegerem deste tipo de invasão.

1. Roteador atualizado

Empresas já estão correndo para corrigir a falha, mas é preciso que usuários atualizem seus roteadores para que o novo sistema passe a valer. A instalação de patches de segurança não funcionam caso o consumidor não faça a atualização do firmware. Como esta operação não é tão fácil quanto parece, e cada fabricante tem um procedimento diferente, é aconselhável entrar em contato com a operadora da Internet para saber como realizar a tarefa.

2. Baixar updates

Instale atualizações de sistemas como iOS ou Android, pois aparelhos como smartphones ou tablets recebem pacotes de correção com certa frequência.

3. Cabo de rede ou 3G

Sempre que possível, prefira um cabo de rede para se conectar seu computador. Em caso de aparelhos móveis, prefira as redes 3G ou 4G em situações como a realização de operações bancárias.

4. Use HTTPS

Mesmo se um hacker invadir a conexão Wi-Fi, o HTTPS é um meio seguro de explorar a web. O recurso não está presente em todos os sites. Por isso, verifique sempre se há um cadeado verde na barra de endereços do Chrome para garantir a segurança da navegação.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *