Araraquara

XII Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de trezentos trabalhos apresentados

XII Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de trezentos trabalhos apresentados
Evento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade

15NOV2017 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto: ©Uniara

O XII Congresso de Iniciação Científica – CIC da Universidade de Araraquara – Uniara contabilizou mais de trezentos trabalhos apresentados. O evento, promovido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa da instituição, foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade.

“Considero que o CIC, mais uma vez, foi muito bem-sucedido. Tivemos 360 trabalhos aceitos, dos quais 312 foram apresentados pelos alunos. Além disso, frequentaram o Congresso como ouvintes 520 estudantes, assistindo às mesas e aprendendo um pouco sobre os estudos. A exposição dos painéis também estava bastante movimentada”, relata a coordenadora do CIEPesquisa e do comitê de organização do evento, Helena Carvalho De Lorenzo, que aponta que o encontro já está consolidado.

Ela comenta que, além da participação dos alunos, existe uma forte colaboração por parte dos professores, “que têm prazer de participar das mesas e discutir os trabalhos”. “Eles acreditam no CIC como uma forma de aprendizado para os estudantes”, diz.

No entanto, a participação dos estudantes é o aspecto que lhe proporciona maior satisfação. “Eles ficam contentes por apresentarem seus projetos. Houve pesquisas que geraram discussões construtivas. É muito bom ver como aproveitam, e alguns já falam em voltar na próxima edição, visto que apresentaram trabalhos ainda com conclusões parciais”, destaca.

Iniciação Científica

“A Iniciação Científica – IC é uma atividade importante porque o conhecimento é algo que se aprende e que se acumula. Não nasceu pronto. A IC é um ‘tijolinho’ importante na construção da ciência, pois, por um lado, ela forma pesquisadores, sendo que o aluno que a desenvolve está mais credenciado para começar um programa de pós-graduação. Mas a IC também é para o futuro profissional. Assim, tanto para aqueles que querem prosseguir em seus estudos quanto para os que querem ir para o mercado de trabalho, fazer uma IC e apresentá-la em um congresso é uma atividade extremamente importante”, afirma Helena.

Entre as vantagens, ela menciona que os alunos aprendem a trabalhar com foco, com fundamentação teórica, de maneira coletiva, além de falarem em público e discutirem o que fazem, “sem o constrangimento de errarem ao exporem seus conhecimentos para avaliação”.

“Ter a relação orientador-orientado e criar uma afinidade de pesquisa com alguém mais experiente é bastante importante, tendo sempre a ideia de que o conhecimento é um objeto em construção. Um dos papeis da universidade é capacitar o aluno, e a IC colabora com isso. O congresso é o momento em que o aluno apresenta seu trabalho”, finaliza a coordenadora.

Informações sobre o CIC podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cic ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *