Araraquara

Yashuda diz que Unidade de Saúde do Santana sai do papel e se concretiza em oito meses

Yashuda diz que Unidade de Saúde do Santana sai do papel e se concretiza em oito meses

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Início das obras é uma grande conquista para a comunidade do Santana, diz vereador

IDN – Interior – Araraquara

Uma reivindicação histórica da comunidade do Santana começa a ser realizada. Em ato realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura nessa segunda-feira, 20, o prefeito Edinho Silva assinou a Ordem de Serviço para início das obras da Unidade de Saúde do Santana, que será construída na Rua Tenente Joaquim Nunes Cabral, entre as avenidas Cristóvão Colombo e Bandeirantes.  O vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que trabalhou desde o primeiro dia de mandato para realizar este sonho dos moradores e esteve presente ao ato, disse que o início das obras é uma grande conquista para a comunidade do Santana.

“É uma luta que teve início em 2013, no meu primeiro mandato, quando um posto de saúde foi instalado em um imóvel alugado no bairro, com o compromisso de viabilizar uma edificação própria. Essa obra foi incluída entre as prioridades do Orçamento Participativo, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e não havia sido efetivada porque não havia terreno do município no bairro. Em setembro de 2018, levei ao conhecimento do prefeito Edinho Silva que existiam três lotes estavam à venda e que seria ideal para a construção da Unidade de Saúde do Santana. Um projeto foi encaminhamento para a Câmara Municipal para remanejamento orçamentário da LOA (Lei Orçamentária Anual) e PPA (Plano Plurianual), que foi aprovado por todos os vereadores. Em maio de 2019 o prefeito assinou a escritura de aquisição definitiva do tão esperado terreno. O prefeito teve a sensibilidade de entender que essa efetivamente era uma demanda justa, esteve em visita ao local, comigo e com a secretaria da saúde Eliana Honain, e se comprometeu a viabilizar a construção em 2020, que agora começa a se concretizar” declarou o Yashuda.

A construção da nova unidade de saúde do Santana com 279,70 metros quadrados de área construída está orçada em R$ 650 mil, com previsão de entrega em 8 meses, em abril de 2021. Os recursos são oriundos de contrapartida de um empreendimento na cidade da empresa Avelar Couto, cujo proprietário Epaphars Couto, esteve presente na assinatura da Ordem de Serviço.

O prefeito Edinho Silva disse que essa obra é uma demanda antiga, uma das prioridades do OP. “Após diversas etapas de um longo processo, hoje conseguimos assinar a Ordem de Serviço, que é a materialização desse esforço. Quero agradecer muito o trabalho do vereador Jéferson Yashuda e dos servidores municipais envolvidos para que esse sonho da comunidade do Santana pudesse ser realizado”, disse Edinho. “É um projeto muito bom, um terreno grande e os moradores do Santana estão de parabéns”, disse a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Também estiveram presentes ao ato a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Anna Padilha; os vereadores Paulo Landin (PT), Édio Lopes (PT) e Edson Hel (PPS), o diretor regional de Araraquara do CRF-SP, Evandro Yashuda; e os membros do Conselho Municipal de Saúde Haroldo Campos (presidente), Rosana Nasser e Ellen Held.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *