Saúde & Cuidados

Yashuda e Edna participam de reunião do Comitê do Tietê-Jacaré

A vice-presidente da Câmara, Edna Martins (PSDB), e o vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) participaram nessa sexta-feira, dia 23, da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, em Araraquara. O encontro foi liderado pelo prefeito Marcelo Barbieri, que é presidente do Comitê.

Um dos temas da reunião foi a apresentação de dados coletados pela rede de monitoramento das águas da Bacia do Tietê-Jacaré, e a deliberação sobre a proposta de ampliação e alteração das redes de monitoramento. A apresentação foi feita pela secretária executiva do CBH-TJ, Érica Rodrigues.

O prefeito Marcelo explicou que este monitoramento é essencial para o futuro da Bacia, pois possibilita analisar qual o grau de captação da água na região e como está sendo utilizada. “Este trabalho de monitoramento nos permite melhorar a gestão dos recursos hídricos. Temos um diagnóstico de como estamos utilizando a água, com a possibilidade de interferir e modificar o que está em desacordo para garantir o futuro dos recursos hídricos da região”, destacou Marcelo.

O monitoramento de recursos hídricos contribui para o cálculo do valor de destinação do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro) aos projeto do Comitê. De acordo com Érica, para 2016 devem ser encaminhados ao CBH-TJ, 5,64% dos recursos do Fehidro.

A proposta de ampliação, alteração e manutenção das redes de monitoramento de quantidade e qualidade de Recursos Hídricos Superficiais foi aprovada e será encaminha à Cetesb, Daee e Conselho Estadual de Recurso Hídricos.

No dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no Sest/Senat Araraquara, será realizado o 2º Intradiálogos em Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré. De acordo com a organização do encontro, esta é uma oportunidade dos municípios que compõem a Bacia apresentarem os projetos e ações em educação ambiental realizados em suas comunidades.

A próxima reunião do Comitê está agendada para 10 de dezembro. Participaram do encontro dessa sexta os prefeitos de Lençóis Paulista, Ibaté, Bocaina, Pederneiras e Dourado, os secretários municipais José Antonio Delle Piagge (Meio Ambiente) e Aluisio Braz, Boi (Governo, Comunicação e Esporte), além de representantes dos municípios e órgãos que compõem o Comitê.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *