Araraquara

Yashuda parabeniza Associação Okinawa por espetáculo no aniversário de Araraquara 

Yashuda parabeniza Associação Okinawa por espetáculo no aniversário de Araraquara
     O parlamentar agradeceu ao presidente da Associação Okinawa de Araraquara, Tokio Asato, que trouxe a…

7:42 |IDNews| 2018AGO31  | Comunicação  Social da Câmara Municipal de Araraquara

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), enaltece o espetáculo de artes de Okinawa “Kariyushi” realizado no último domingo (26), às 16 horas, no auditório do CEAR – Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, por meio de parceria entre as Associações Okinawa de Araraquara e do Brasil. “Este espetáculo que foi criado para celebrar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil também foi um presente para a cidade de Araraquara ao completar 201 anos. Vale ressaltar que, além de Araraquara, somente as cidades de Londrina e Campo Grande irão receber o espetáculo”, disse Yashuda.

O parlamentar agradeceu ao presidente da Associação Okinawa de Araraquara, Tokio Asato, que trouxe a comitiva de artistas de São Paulo em dois ônibus, juntamente com o presidente da Associação Okinawa do Brasil, Eiki Shimabukuro. Yashuda também agradeceu à secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli; à presidente da Fundart, Gabriela Palombo e ao presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A, Manoel de Araujo Sobrinho que, junto com o prefeito Edinho Silva, apoiaram a realização do evento.

O espetáculo

O espetáculo celebra os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes okinawanos no Brasil. Nos tempos antigos, Okinawa era um reino independente, conhecido como Ryukyu. Sua localização no sudeste asiático e o intercâmbio com países daquela região foram importantes para o desenvolvimento do reino, da cultura, religião, culinária e dialeto. Após a anexação pelo Japão, o reino de Ryukyuy se tornou a província de Okinawa.

Em 1908, o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos com imigrantes japoneses. Dos 785 passageiros, 42% vieram de Okinawa. Com o passar dos anos, os imigrantes foram se estabilizando no Brasil e se tornaram parte da sociedade brasileira. Atualmente o Brasil é o país com mais descendentes de japoneses fora do Japão. E por este motivo, também preserva e divulga a cultura para todos aqueles que a admiram e têm curiosidade. O espetáculo Kariyushi, que significa alegria/felicidade, apresentou para Araraquara e região toda a beleza da música e da dança de Okinawa, o estrondoso som dos taikos (tambores de Okinawa) e a firmeza dos movimentos do karatê.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *