Araraquara

Yashuda pede instalação de unidade da Etecri em Araraquara

Yashuda pede instalação de unidade da Etecri em Araraquara
Atualmente, há sete unidades das Etecris no território paulista, nenhuma na Região Administrativa Central.

9:08 |Assessoria de Imprensa | 2018MAY29  | 

Por meio de requerimento aprovado pelos vereadores, o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), pede a instalação em Araraquara de unidade da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2017que oferece cursos de qualificação profissional em conformidade com o conceito da economia criativa, promovendo assim o desenvolvimento criativo de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, preferencialmente desempregados. São espaços inovadores de conteúdo pedagógico com opções de cursos com carga horária média de 160 horas e duração entre três e quatro meses.

Yashuda destaca que, de acordo com o diagnóstico da Economia Criativa apresentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em 2015, o território paulista é o maior centro de atividades do segmento no país, responsável por 25% dos estabelecimentos voltados ao setor, e 33% dos postos de trabalho de economia criativa do Brasil, o que movimenta uma grande massa salarial. “Minha solicitação está em consonância com a previsão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de ampliar para 20 o número de unidades em funcionamento até o fim deste ano, com ao menos uma instalação por região administrativa”, disse Yashuda.

Atualmente, há sete unidades das Etecris no território paulista, nenhuma na Região Administrativa Central. Possuem unidades das Etecris as cidades de Santos, São Bernardo do Campo, Campinas, Presidente Prudente e Lençóis Paulista, além de São Vicente, com duas unidades. Os cursos oferecidos incluem Grafite, Prática em Mídias Sociais, Recreacionista, Food Styling, Técnicas de Design de Moda, Vitrinista e Técnicas de Web Design.

A reivindicação é resultado da participação de Yashuda, no último dia 17 de maio, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara,  do Seminário Internacional sobre Economia Criativa e Solidária, realizado pela Unesp em parceria com a Prefeitura Municipal e com a participação de autoridades de Torres Vedras, cidade portuguesa. No documento, o parlamentar lembra que o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é vice-presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos. O pedido de instalação de uma Etecri em Araraquara foi encaminhado ao governador Márcio França, aos deputados estaduais da região Roberto Massafera (PSDB) e Márcia Lia (PT), e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Janio Benith.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *