Ícone do site IDNews

Alexandre de Moraes censura site e manda retirar do ar reportagem contra Toffoli

| IDNews |Via Congresso em foco/Revista Digital Crusoé

A revista digital Crusoé informou ter sido intimada na manhã desta segunda-feira (15) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a tirar do ar uma reportagem que afirmava que o presidente da Corte, Dias Toffoli, havia sido citado pelo empreiteiro Marcelo Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. A medida é extensiva ao site O Antagonista, do mesmo grupo.

Segundo a Crusoé, Moraes determinou a suspensão imediata da matéria, que foi ao ar na última sexta, e mandou a Polícia Federal (PF) acionar os responsáveis pelo material a prestar esclarecimentos no prazo de 72 horas, diz a revista. O Congresso em Foco procurou o STF, mas o tribunal informou que não vai se manifestar, pois o caso tramita em sigilo.

A reportagem alvo da ação do STF foi publicada, segundo a Crusoé, com base em autos da Lava Jato. A PF pediu esclarecimento a Marcelo Odebrechtpara apontar quem seria “um amigo do amigo de meu pai”, citado em um e-mail. Odebrecht respondeu que seria Toffoli, afirma a revista.

>> Ministros do STF são alvos de 12 pedidos de impeachment; senadores tentam desengavetá-los

As investigações da Lava Jato apontam que Odebrecht, em comunicações internas da empresa, costumava se referir ao ex-presidente Lula como “amigo de meu pai”. O pai de Marcelo é Emílio Odebrecht, que também fez delação premiada.

Segundo a Crusoé, um oficial de Justiça bateu à porta da redação, em Brasília, com mandado em que o ministro diz que Toffoli “autorizou” a investigação sobre a reportagem ainda na própria sexta-feira, data da publicação. O ministro reproduz a mensagem que recebeu de Toffoli:

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile