Ícone do site IDNews

Invasão de venezuelanos cria um cenário caótico em Roraima

Invasão de venezuelanos cria um cenário caótico em Roraima
Cerca de 30 mil estrangeiros fugiram da crise na Venezuela e vivem agora no Estado

20NOV2016| 10:52
Governo de Roraima

A forte crise no país tem levado venezuelanos a migrarem para o Brasil e lotarem cidades em Roraima, como Boa Vista e Pacaraima. Dados do governo do Estado apontam que cerca de 30 mil venezuelanos já vivem por lá. Por ter cerca de 500 mil habitantes ao todo, o caso está sendo tratado como crise humanitária. Em média, cem estrangeiros entram em Roraima diariamente.

Os venezuelanos dormem nas ruas, na rodoviária e ocupam imóveis. Enquanto isso, cresce em Roraima a violência, a malária e a prostituição. Segundo a Folha de S. Paulo eles também inflaram o sistema de atendimento de saúde do Estado. Na educação, quadruplicou o número de estudantes venezuelanos matriculados.

O quadro de xenofobia se agravou e os venezuelanos têm sido alvos constantes de agressões de brasileiros. “Não quero ficar aqui para sempre, mas vejo muitos brasileiros virarem a cara para a gente. Todos somos criaturas de Deus”, disse a cozinheira venezuelana Josepina Alfara ao jornal.

Embora haja fiscalização, a entrada no Brasil é facilitada pois a divisa territorial é feita apenas com marcos pintados de branco. O que não impede nenhum estrangeiro de entrar em Pacaraima. E no posto de fiscalização da cidade, quase 70% dos estrangeiros dizem que só querem entrar no país para fazer turismo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile