Ícone do site IDNews

Suíça confisca conta ‘símbolo’ da Lava Jato no País

Suíça confisca conta ‘símbolo’ da Lava Jato no País
Titular da conta seria Hilberto Mascarenhas Silva, responsável por organizar o pagamento de propinas no Setor de Operação Estruturada da Odebrech

8:06 |LAVA JATO | 2018MAY27 |

O Ministério Público de Berna, na Suíça, confiscou, de forma definitiva, a conta de uma empresa de fachada que, segundo as investigações, havia sido aberta pela Odebrecht para pagar as propinas na Petrobrás. Se os valores que restaram na conta – cerca de US$ 2 milhões – são baixos comparado aos montantes já descobertos pela Operação Lava Jato, o confisco da conta é simbólico para uma parcela dos investigadores suíços.

Foi por meio dela que a Lava Jato começou a desvendar a logística de pagamento da Odebrecht, investigação que culminou na prisão de Marcelo Odebrecht, herdeiro da empreiteira.

O dinheiro confiscado depois de uma longa batalha judicial encerra um capítulo que mudou os rumos da Lava Jato e levou à delação de 78 executivos ligados à Odebrecht. O dinheiro está depositado no banco suíço PKB, o único no país europeu alvo de um inquérito criminal por conta da Lava Jato. A suspeita é de que tenha ajudado a Odebrecht a manter pagamentos de propinas.

Ligação. Sexta-feira, 14 março de 2014. Na via Nassa n.º 62, em Lugano, na Suíça, uma reunião de emergência foi convocada entre advogados e o diretor do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, Luiz Eduardo Soares. O objetivo era analisar uma solicitação do PKB para que a Odebrecht enviasse uma carta assumindo ser a beneficiária final da conta 1.1.53’532 em nome da Smith & Nash.

Oficialmente, quem controlava a conta era o americano Berry William Herman. Mas, com as mudanças internacionais sobre protocolo de sigilo bancário, o PKB passou a comunicar às autoridades fiscais todas as informações relevantes sobre americanos com contas na Suíça. Como Odebrecht era a dona oculta da conta, o banco ofereceu duas opções para a empresa acertar a conta: reconhecer a conta como sua, com assinatura e identificação de um dirigente do alto escalão da companhia, ou pagar uma multa de US$ 1 milhão.

Contrariando orientações de advogados, a Odebrecht indicou Hilberto Mascarenhas Silva, responsável por organizar o pagamento de propinas no Setor de Operação Estruturada, como titular da conta. Junto com sua assinatura, enviou também uma cópia de seu cartão de visita. Quando a Lava Jato começou a achar os rastros de pagamentos a ex-diretores da Petrobrás no exterior, esbarrou na offshore Smith & Nash. A assinatura de Silva e o cartão da empresa ligou o esquema da Lava Jato à empreiteira baiana.

Procurada, a construtora disse que está “colaborando com a Justiça no Brasil e nos países em que atua”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile